Danai Gurira não é Hannah Montana, mas representa o melhor dos dois mundos. Captou a referência? Não? Então, calma que a gente explica! (Mas não sobre a trama daquele famoso show estrelado pela Miley Cyrus antes da época do twerk. Isso você deveria saber!)
Convidada pela Comic Con Experience para líderar um painel sobre The Walking Dead, a atriz também apareceu, de surpresa, durante uma apresentação da Marvel na convenção. Ou seja, a moça esteve em dose dupla falando com fãs neste sábado (09/12)! E o AdoroCinema traz um resumão bem bacana sobre tudo que aconteceu!
Obviamente, Danai não pode revelar spoilers dos universos de TWD e MCU, porém teve a chance comparar suas personagens: "Michonne é uma mulher guerreira, misteriosa e interessante de uma forma que nunca tinha visto antes. O bom de fazer uma série por seis anos é vê-la se transformar. Ela era muito solitária, mas acabou se soltando para construir sua própria família. Já Okoye [de Pantera Negra] é apaixonada por aquilo que acredita. Apesar de ser uma militar que carrega seu país nos ombros, ela também tem um lado divertido. Ambas fazem a coisa certa, mas em contextos e formas bem diferentes."
A analogia com 'melhor dos dois mundos' também surge quando Gurira mencionou a importância de mostrar a cultura africana com Wakanda, cenário de Pantera Negra. "Eu nasci nos Estados Unidos, mas cresci na África do Sul. Então, meu trabalho é contar grandes histórias e fazer uma ponte entre essas duas culturas - uma tão idolatrada e outra pouco caracterizada na grande mídia." Para exemplificar a beleza da representatividade nas telonas, Danai aproveitou a acalorada reação do público com o trailer do filme solo de T'Challa (Chadwick Boseman), algo que ela afirma ver em fãs por todo o mundo.
E continuou neste tema ao falar como se orgulha de interpretar fortes mulheres: "É importante ver personagens femininas complexas e que tomam decisões. Muitas obras trazem moças que precisam ser salvas, mas não é isso que vejo na realidade. São as mulheres que salvam! No fim do vida, você corre para o colo da sua mãe, não é mesmo?" Uma frase que levou a plateia ao delírio.
Nesse clima, Danai acabou comparando sua personagem em TWD com outra garota bem poderosa e conhecida das telinhas: "Michonne não precisa que ninguem a salve. E isso não significa tirar o poder dos homens. Trata-se de ambos serem iguais. Isso acontece na minha série e em Stranger Things, por exemplo. Eleven (Millie Bobby Brown) sabe que seus amigos não podem salvá-la. Pelo contrário, ela que vai ajudá-los. E forma uma parceria incrível com Hooper (David Harbour), que não tenta impedir suas habilidades. Ela tem o poder de salvar o mundo. O poder que a mulher tem."
Onde assina a campanha para ter um crossover de The Walking Dead e Stranger Things? A popular série de zumbis é exibida no brasil pelo canal Fox. Já Pantera Negra chega às telonas em 15 de fevereiro de 2018.