Antes de embarcar para Asgard e comandar Thor: Ragnarok, o diretor neozelandês Taika Waititi ganhou destaque em 2014 com o falso documentário O Que Fazemos nas Sombras. O filme foi lançado no Brasil direto em DVD, mas ainda há muitas histórias não-contadas neste micro-universo.
Em entrevista concedida ao Fandango (via ScreenCrush), Waititi comentou que planeja fazer não uma, não duas, mas três (TRÊS!) séries derivadas de seu longa-metragem. Uma delas seria algo no mesmo estilo mockumentary, focado nos lobisomens e protagonizado por Rhys Darby.
A segunda trata-se de “um spin-off que acompanha dois policiais do filme, algo no estilo paródia de Arquivo X”. A história deverá ser ambientada em uma cidade da Nova Zelândia, onde a dupla investiga atividades paranormais.
A terceira e mais ambiciosa não é um spin-off, mas sim uma versão norte-americana da história original. Ou seja, dessa vez a trama será ambientada nos EUA, e não será um filme, mas sim uma série de televisão.
O Que Fazemos nas Sombras acompanha Viago (Waititi), Deacon (Jonathan Brugh) e Vladislav (Jemaine Clement), três vampiros que compartilham um apartamento. O filme narra as suas rotinas, entre a dificuldade de lidar com a luz solar e os padrões sociais, o pagamento das contas domésticas e a nem sempre fácil convivência em grupo. Waititi e Clement compartilham a direção.
"O elemento mais gratificante de O Que Fazemos nas Sombras é ver que os diretores nunca precisam sublinhar as piadas do grupo, filmadas com a naturalidade de quem registra uma cena familiar", destacou o crítico Bruno Carmelo, do AdoroCinema. "Os atores não recorrem a caretas, os efeitos sonoros não precisam avisar quando uma imagem tem intenção de provocar o riso. O filme confia na inteligência do espectador." Leia o texto completo clicando aqui.