Minha conta
    Riverdale: Atriz de origem brasileira revela que sofreu preconceito racial em Hollywood

    Camila Mendes, nascida nos Estados Unidos e filha de brasileiros, não foi considerada "latina o suficiente" para papel.

    A série Riverdale descobriu inúmeros talentos, entre eles a atriz Camila Mendes. Novata em Hollywood, ela revelou recentemente que sofre preconceito racial no mundo do entretenimento.

    A jovem de 23 anos se identifica como latina-americana – ela é filha de pais brasileiros, mas nasceu nos Estados Unidos – e, por esse motivo, eventualmente faz testes de elenco para personagens latinas.

    "Eu sou muito nova em Hollywood, mas já estou começando a ver os problemas na escalação de alguns projetos", disse Camila em entrevista ao People Chica (via EW). "Muitas vezes ouço coisas como: 'Você não parece latina o suficiente', e essa mentalidade é tão atrasada. O fato é: eu sou latina, então, como você vai me dizer que não pareço latina?

    Mendes fala tanto inglês quanto português fluentemente, mas ainda assim sente a diferença de ser criada em duas culturas distintas.

    "Aprecio muito como essas duas culturas criaram quem eu sou. Eu sou um brasileira de sangue, com toda uma família extensa de brasileiros, mas nasci e cresci nos EUA. Quando vou ao Brasil, me sinto como uma americana e, nos Estados Unidos, sempre percebo os traços que me tornam brasileira."

    Em Riverdale, Mendes interpreta Veronica Lodge, que também é latina, mas de uma maneira revigorante e repleta de nuances: "A família Lodge é um afastamento tão necessário dos traficantes de drogas latino-americanos desprivilegiado e curruptos que costumamos ver no entretenimento. É raro ver as famílias latinas serem retratadas como identidades inteligentes, sofisticadas e poderosas", afirmou a atriz.

    Camila Mendes se une à longa lista de atores que perderam papéis por não serem suficientemente "alguma coisa" para um papel. Um caso recente foi o ator britânico Daniel Kaluuya (Corra!), que comentou sobre a a incoerência da indústria. "Quando estou ao redor de pessoas negras, me sento o 'outro' porque tenho pele escura. Eu tive que lutar com isso, com as pessoas dizendo 'Você é muito negro'. Então eu venho para a América e eles dizem: 'Você não é negro o suficiente'", disse Kaluuya em entrevista à GQ. "Eu vou para Uganda, e não sei falar o idioma. Na Índia, eu sou negro. Na comunidade negra, eu tenho pele escura. Na América, eu sou britânico. Mano!".

    A segunda temporada de Riverdale, que deve explorar mais a origem de Veronica Lodge, será exibida a partir do dia 11 de outubro nos Estados Unidos. No Brasil, a série é exibida pelo canal Warner.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top