Falta menos de um mês para a estreia de American Horror Story: Cult, o sétimo ano da consagrada antologia de terror criada por Ryan Murphy. Até agora, pouco se sabe a respeito da trama – o que era de se esperar, sobretudo após a sexta temporada, que guardou todas as informações a sete chaves até o último segundo. Mas, aos poucos, alguns detalhes vão sendo entregues; e aqui está o que sabemos até agora.
Murphy havia explicado de antemão que as eleições presidenciais de 2016 exerceriam um papel fundamental na temática da nova temporada, embora a exata forma em que isso vai acontecer ainda seja mistério. Em entrevista ao The Hollywood Reporter, o criador detalhou que vai se dedicar sobretudo a dar vozes às parcelas 'esquecidas' da população: "Pessoas que são ignoradas pela atual administração e que têm medo e se sentem aterrorizadas com a perspectiva de que suas vidas serão levadas embora", pontuou. Mais recentemente, uma palavra tem se destacado em vários materiais promocionais: medo.
"Entregue tudo, especialmente o seu medo."
"Medo é a resposta."
Com o medo tendo sido um tema muito comum na corrida presidencial, a recorrência faz bastante sentido – e ainda ganha proporções maiores quando leva-se em conta as diversas referências ao azul e ao vermelho nas prévias da temporada.
Intitulada American Horror Story: Cult, a nova antologia contará com 11 episódios e vai se ambientar no estado de Michigan. O elenco é composto pelos veteranos Sarah Paulson, Evan Peters, Emma Roberts, Frances Conroy, Mare Winningham, Cheyenne Jackson, Adina Porter (que debutou em AHS: Roanoke), e ainda há um possível retorno de John Carroll Lynch como o palhaço Twisty.
Já quanto aos novatos, estão Alison Pill, Lena Dunham, Billie Lourd, Leslie Grossman, Billy Eichner e Colton Haynes.
O que sabemos sobre eles?
Até agora, foi confirmado que Paulson interpretará uma personagem chamada Ally Mayfair-Richards, casada com Ivy Mayfair-Richards, personagem de Alisson Pill. O que ainda é mistério é o relacionamento de Ally com o personagem de Evan Peters; em uma arte publicada em seu Instagram, Murphy sugeriu que os dois vivem "uma história de amor para a eternidade."
Como assim, gente?
Paulson não entregou o mistério, mas acalmou a imprensa durante a apresentação da série para a Associação de Críticos de Televisão nesta quarta-feira: "Acho que isso vai se revelar de maneiras surpreendentes."
Culto, palhaços, abelhas e Trump
Os muitos teasers divulgados pelo FX têm um elemento em comum: palhaços. Assustadores e misteriosos. Mas será que isso significa literalmente que a temporada será a respeito de um grupo esquisito de palhaços à la Pennywise? Não examente.
Nos anos anteriores de American Horror Story, era comum que o material promicional não entregasse especificamente o desenvolvimento da temporada, e é de se esperar que AHS: Cult siga o mesmo procedimento. Palhaços e abelhas devem significar, provavelmente, uma grande alegoria para o que realmente será aprofundado.
"Quando Ryan precisou fazer o anúncio original de que a temporada iria lidar com Trump, não é exatamente o que se pensa", explicou a produtora executiva Alexis Martin Woodall. "É mais sobre o que está acontecendo ao nosso redor, a ideia de paranóia (...) Saber menos é muito mais porque isso vai se desenrolar. É um elemento em uma plataforma de lançamento."
Quando pressionada para dar mais detalhes, ela ofereceu: "Tensão sangrenta. Uma refeição muito bem cozinhada. Uma viagem empolgante até o mercado."
Essas palavras podem dar uma outra dica: canibalismo. A ideia é instigada justamente pelas personagens de Paulson e Alison Pill, que serão as proprietárias de um açougue... que, provavelmente, não estará vendendo somente carne bovina e suína.
Provavelmente teremos que esperar um pouco mais até obter novos detalhes sobre American Horror Story: Cult, mas o suspense está chegando ao fim. É possível que outras pistas sejam divulgadas ao longo das próximas semanas, mas por enquanto, nos contentamos com o que temos.
AHS: Cult é produzida pelo FX e estreia no dia 5 de setembro.