No último sábado, 6 de maio, “David Schwimer” postou em seu perfil no Facebook (/RossGheler) que Friends retornaria para uma última temporada. O texto (em tradução livre) dizia: “Acabou de ser oficializado. Todos os seis membros do elenco assinaram e nós retornaremos para mais UMA temporada!!! #AqueleNoQualElesRetornam #Friends2018”, com a imagem abaixo:
Seja pelo tanto de revivals que vêm pipocando por aí – o que é um fato (Gilmore Girls, Arquivo X, Prison Break, Will & Grace e Twin Peaks são alguns dos retornos que não nos deixam mentir) –, seja porque se trata de uma das séries mais queridas da história (não é exagero dizer) e, convenhamos, seja pelo cartaz “convincente”, a “notícia” rapidamente foi compartilhada mais de 250 mil vezes, em poucas horas (com comentários que variavam entre as comemorações e a incredulidade).
Além de se tratar de um primeiro e único post do tal perfil, uma olhada mais atenta já cheirava a hoax (farsa, mentira, lorota braba da internet). Primeiro porque Schwimer estava grafado de maneira errada (o correto é Schwimmer, com dois emes); segundo porque Gheler, o sobrenome do irmão da Monica (e da Monica), na identificação da URL também estava escrito de forma incorreta (deveria ser Geller). E, no mais, o “anúncio” foi publicado no exato dia em que o último episódio ia ao ar, 13 anos atrás.
Depois da postagem viralizar, o perfil foi apagado. O motivo não é sabido. Mas não se brinca assim com os sentimentos de uma comunidade tão apaixonada. Va' fa Napoli!