Responsável pelo sucesso Mr. Robot, o criador Sam Esmail já tem um novo projeto à vista. Ele está desenvolvendo uma versão televisiva do clássico Metropólis (1927).
Com a mesma premissa do longa original, a minissérie é ambientada numa sociedade futurista, onde a elite industrial vive no luxo, enquanto operários trabalham em regime de escravidão. Diante disso, um jovem rico se apaixona pela líder espiritual dos pobres.
O plano inicial é que Esmail trate a adaptação de Metropólis da mesma forma que Mr. Robot: sendo showrunner e dirigindo a maior parte dos episódios. O problema é que o moço não pretende fazer dois projetos ao mesmo tempo, então a minissérie deve sair somente daqui a dois ou três anos - se o show estrelado por Rami Malek chegar ao fim após cinco temporadas como previsto.
Até o momento, não há nenhuma emissora associada com a minissérie. Porém, Esmail está produzindo a série com a Universal Cable Productions, que está disposta a investir US$ 10 milhões por episódio.
Dirigido por Fritz Lang, Metropólis é considerado um clássico do cinema, porém sofreu duras críticas na época de seu lançamento. Já a segunda temporada de Mr. Robot recebeu duas indicações ao Globo de Ouro 2017.