ESTA NOTÍCIA CONTÉM SPOILERS DA QUARTA TEMPORADA DE ORANGE IS THE NEW BLACK
Um dos destaques da quarta temporada de Orange Is The New Black, Alan Aisenberg falou sobre o arco de seu personagem, o guarda Baxter Bayley, em entrevista ao THR. Bayley, jovem, inexperiente e amigável, se aproximou das detentas fazendo negócios com Piper (Taylor Schilling) ainda na terceira temporada e cresceu na nova com direito a flashback. Seu status de querido, no entanto, foi perdido ao provocar a chocante morte de Poussey (Samira Wiley).
"Pensei que 95% das respostas que receberia seriam negativas, mas na verdade foi de 5 a 10%. Ele cometeu um erro e tenho sentimentos conflitante sobre, mas sinto dó dele. Algumas pessoas não entendem a complexidade da situação e o culpam, porém fico feliz e surpreso por entrar em um bar qualquer e não ser atingido na cabeça por uma garrafa. [...] Pessoas me falam que Bayley as fez chorar e pensar. Pessoas ruins fazem coisas boas e pessoas boas fazem coisas ruins. Será que um erro sem intenção modifica as consequências? Tem um corpo lá no chão..."
O ator revelou ainda que estava bebendo com amigos quando recebeu uma mensagem da roteirista do fatídico episódio doze, Lauren Morelli, avisando sobre um roteiro importante. Ele atravessou a rua, leu imediatamente e não conseguiu mais parar de chorar. A gravação também não foi fácil, foram 22 horas de filmagens e mais de 100 takes da difícil sequência, que envolveu todo o elenco da série de Jenji Kohan.
Questionado se vê Bayley como uma vítima do sistema, o ator respondeu: "É complicado, Jenji e os roteiristas trabalham muito bem para que nada seja preto no branco. Acredito em acidente. Com exceção das garotas, acho que todos entendem assim. Bayley é um bobalhão, crianção e só quer saber de brincar com o spray de pimenta, mas no fim das contas ele está lá porque vê as detentas como pessoas de verdade. Para Piscatella (Brad William) todas são números, mas Bayley realmente interage. [...] Sei que foi um acidente, mas sobre o perdão... não sei. Acho que essa questão será respondida futuramente.". Sobre o paralelo entre os eventos apresentados na série e o movimento Black Lives Matter, ele declarou: "É ótimo que as pessoas estejam conversando sobre isso. Vidas estão mudando, pessoas estão morrendo e algo precisa ser feito."
Em uma virada de mesa que provocou a ira das prisioneiras de Litchfield, Joe Caputo (Nick Sandow) inocentou Bayley perante a imprensa no final da quarta temporada. Mais um ano de espera pelo desdobramento.