Na noite deste domingo (17 de junho), o canal Showtime exibiu o último episódio da 3ª temporada de Penny Dreadful. O episódio, intitulado "The End", de fato representa o fim, já que a série não retorna para uma quarta temporada.
"Posso confirmar absolutamente que acabou, o fim — isso é tudo que ela escreveu", comentou o produtor e showrunner John Logan. Segundo a Entertainment Weekly, a decisão de encerrar a história partiu do próprio Logan.
Atenção: Spoilers do último episódio a partir daqui.
A terceira (e última) temporada de Penny Dreadful se encerrou com Vanessa (Eva Green) se sacrificando volutariamente para as mãos de Ethan (Josh Hartnett) para salvar o mundo. Logan explicou que, quando percebeu que este era o caminho da terceira temporada, acabou decidindo que era o momento exato para o fim.
Para o chefe executivo do canal Showtime, David Nevins, o destino da série sempre esteve nas mãos do showrunner. Nevins explica que chegou a tentar persuadir Logan a prosseguir com a série mesmo sem Vanessa Ives, mas eventualmente ele mesmo foi convencido de que este não era um caminho inteligente a ser seguido.
"Então a pergunta era: 'A que ponto anunciamos isto para o mundo?' E em um momento nós nos olhamos e dissemos: 'Bem, por que deveríamos anunciar? Só para aliviar a dor, diminuir a surpresa? Não é assim que o mundo funciona", elaborou. "Nós poderíamos ter diminuído o emocional e dar ao público algum aviso, mas qual é a graça disso?"
Com Timothy Dalton, Reeve Carney, Rory Kinnear, Billie Piper e Harry Treadaway completando o elenco, Penny Dreadful contou com 3 temporadas e 27 episódios. No Brasil, o final será exibido nesta segunda-feira, 20 de junho, na HBO.