Um dos momentos mais tristes da sexta temporada de Game of Thrones poderia ter sido ainda mais cruel e brutal.
Atenção: Esta notícia contém spoilers do quinto episódio da sexta temporada de Game of Thrones. Se você ainda não assistiu, continue por sua conta e risco.
No episódio "The Door", que foi ao ar no dia 22 de maio, presenciamos uma das cenas mais tocantes e reveladoras da série até agora: a origem e morte de Hodor (Kristian Nairn).
O diretor Jack Bender foi o responsável por trazer aquele momento à vida e sua ideia inicial para a tomada era bem mais brutal do que foi, eventualmente, visto pelos fãs. Conversando com o Observer (via ComicBook), Bender explicou:
"No início, eu tive a ideia de fazer uma tomada que simplesmente se aproxima e vai chegando mais perto e mais perto e, então, uma tomada alta parelala que se aproxima cada vez mais de Wylis, que se tornou Hodor. Eu conversei muito com Dave e Dan [os showrunners David Benioff and D.B. Weiss]. Eu disse, 'O que os mortos estariam fazendo a Hodor seria arrancar as suas roupas, assim que eles atravessassem aquela porta. Eles estariam arrancando a carne dele. Se os mortos podem ultrapassar madeira, estarão dilacerando Hodor.'"
Entretanto, os dois criadores da série acabaram convencendo o diretor a fazer uma abordagem mais comedida: "Eles disseram algo que realmente me tocou, que foi 'Se for muito horrendo, não vamos sentir a falta de Hodor'. E essa foi a minha diretriz o tempo todo, fazer com que nós realmente nos importássemos no final. Eu ainda queria fazer assustador o suficiente, ver Hodor cercado e engolido por esses braços esqueléticos e dedos longos, que eventualmente iriam sufucolá-lo e matá-lo e dilacerá-lo, ou o que quer que eles fossem fazer que nós não vimos. Mas não deixar o horror daquilo superar a emoção de perder aquele personagem e realmente dar a ideia de que ele estava se sacrificando para que seus amigos pudessem escapar. Essa foi a ideia principal."
Jack Bender comentou sobre outros desafios da cena: "Foi uma cena assustadora de ler, e foi desafiadora em tantos níveis para Jonathan [Freeman], o diretor de fotografia. Ele ficou louco em como iluminar a caverna onde não havia nenhuma luz ou tochas. Não havia fissuras no teto exceto na área onde alguns dos mortos vieram de cima, porque eles não podiam cruzar a linha de fogo."
Além de "The Door", Bender também dirigiu o episódio "Blood of My Blood", mas recentemente disse que não tem certeza se voltará para a sétima temporada e revelou que ela terá apenas sete episódios.
Enquanto isso, Game of Thrones segue sendo exibida pela HBO, aos domingos, às 22 horas. Leia nossa crítica do último episódio.