Atenção: esta notícia contém spoilers sobre o segundo episódio da sexta temporada de Game of Thrones. Se você ainda não assistiu, pare por aqui, vá ver e depois volte para ler.
Não só os fãs de Game of Thrones que foram enganados por Kit Harington. Após se desculpar por ter mentido sobre o destino de Jon Snow, o ator revelou ter sido obrigado a esconder o retorno do personagem até mesmo de seus colegas de elenco e amigos.
Quem acompanha a série de TV inspirada nos livros de George R.R. Martin sabe que, no segundo episódio da sexta temporada, exibido no último domingo, o Senhor Comandante da Patrulha da Noite ressuscitou pelas mãos de Melisandre (Carice Van Houten).
Só que, para manter o segredo sobre o personagem, Harington recebeu uma missão especial, ainda no início das gravações da quinta temporada, em 2014. Duas semanas após o elenco receber o roteiro da temporada - que incluía o desfecho do season finale, "Mother's Mercy" -, os showrunners David Benioff e D.B. Weiss contaram ao intérprete de Snow que, eventualmente, o personagem seria ressuscitado. Mas ele deveria manter segredo absoluto.
Então, por quase um ano, Harington teve que convencer o elenco e a equipe de Game of Thrones que ele estava deixando a série. "Primeiro, eu achei que seria divertido. Isso será um jogo engraçado", contou Harington à revista Entertainment Weekly. "Mas eu tive que mentir para amigos próximos e membros do elenco e da equipe. Quanto mais tempo se passava, mais eu sentia como se estivesse os traindo. Então, eu acabei deixando as pessoas ficarem sabendo, lentamente."
Alguns colegas de elenco não acreditaram na saída de Kit de jeito algum. O ator Liam Cunningham, que interpreta Sor Davos, por exemplo, mandou Harington "tomar no..." desde o início. Já outros acreditaram na enganação, pelo menos no início, como a intérprete de Sansa Stark: "Sophie Turner, Deus a abençoe, me escreveu uma carta bem longa sobre como ela amou trabalhar comigo - e eu ainda a tenho. Isso me fez gargalhar", explicou o ator. Claro que, quando o roteiro da sexta temporada chegou às mãos do elenco e da equipe, eles já tinham praticamente descoberto a mentira.
Entretanto, ainda que Kit Harington tenha tido uma grande participação nas filmagens dessa nova temporada, o nome "Jon Snow" não apareceu em nenhum dos roteiros. O personagem não foi mencionado nas cenas, folhas de chamada, lista de adereços ou materias de guarda-roupa, e seu nome foi proibido de ser falado no set de filmagens - sendo a única exceção era quando fosse dito durante um diálogo na frente das câmeras.
E, para evitar que a informação do retorno vazasse, os showrunners resolveram se referir ao personagem como "LC", abreviação "Lord Commander" - Senhor Comandante, na tradução. O apelido inspirou piadinhas entre os membros do elenco. Durante a cena de sua ressurreição, por exemplo, Harington teve que deitar nu sobre uma mesa enquanto Carice van Houten o lavava constantemente. A atriz, então, decidiu dar outro significado para "LC", que não pôde se divulgado pela EW, provavelmente por ter cunho sexual.
O terceiro episódio da sexta temporada de Game of Thrones será exibido no próximo domingo, às 22 horas, na HBO. Confira a nossa cobertura completa da série aqui.