Você sabe quem vai morrer no episódio de hoje de Game of Thrones? Não?! Tudo bem, a pergunta é difícil e a série cada vez mais imprevisível. Mas um grupo de estudantes de Informática da Universidade Técnica de Munique decidiu tentar responder à pergunta e prever quais serão os próximos alvos de David Benioff e D.B. Weiss, produtores da série.
Seguindo a ideia do estudante Guy Yachdav, ávido fã da história criada por George R.R. Martin e doutorando na universidade, um grupo de 40 alunos embarcou no desafio. A hipótese é de que as mortes na série obedecem a um certo algorítmo, e por isso há uma sequência de procedimentos pré-determinados que poderia prever, através de um programa de computador ou de um jogo, quais os eventos seguintes e quais as mortes que estão por vir. Então, o grupo pesquisou e coletou vários dados relativos à série, catalogou eventos para tentar colocar a hipótese na prática.
Mas o que eles descobriram?
De acordo com os resultados da pesquisa, personagens do sexo masculino estão mais ameaçados de morte que as do sexo feminino, e a probabilidade de morte é maior para os personagens entre 20 e 40 anos (o que engloba boa parte dos personagens, não é?). Já se a mãe do personagem estiver morta, a probabilidade de o filho ou filha morrer também cresce.
O grupo descobriu que o jovem rei Tommen Baratheon (Dean-Charles Chapman) tem 97% de chances de morrer, e o número também é consideravelmente alto para a Mãe dos Dragões, Daenerys Targaryen (Emilia Clarke): 95%!
Já Jon Snow (Kit Harington), apesar de morto (?!) tem apenas 11% de chances de morrer. Ué?
Segundo informa o jornal Folha de São Paulo,os estudantes asseguram que o algoritmo tem 74% de precisão. Agora é esperar para confirmar. Ou não.
Game of Thrones vai ao ar todos os domingos às 22h, na HBO.