Game of Thrones é um grande sucesso, em boa parte, por conta de uma parcela significante de seus detratores. É uma relação curiosa, de fãs xiitas que criticam a série com a mesma fidelidade com que a acompanha. (E, não surpreendentemente, são os primeiros a despejar spoilers sobre os últimos acontecimentos da adaptação.) Agora, a coisa parecia fadada a piorar, com a produção da HBO ultrapassando o lançamento dos livros de George R.R. Martin. Pois não precisa, segundo os criadores da série.
"As pessoas estão discutindo se os livros receberão spoilers — e isso não é mesmo verdade", disse David Benioff, em entrevista à EW. "Muito do que estamos fazendo diverge dos livros, nesse ponto. Embora haja alguns elementos-chave que serão iguais, não falaremos muito sobre isso — e acho que George também não. As pessoas ficarão muito surpresas ao ler os livros após a série", aposta o produtor executivo.
D. B. Weiss, seu parceiro, diz que achou positivo, desde o princípio, a série ultrapassar os livros. "Nós escolhemos ver isso como uma grande coisa para ambos os lados. Existe esse incrível mundo que George criou e agora há duas versões diferentes; e não tem razão para não ficar empolgado, surpreso, consternado com ambas", opinou.
O aguardado retorno de Game of Thrones à HBO acontece no dia 24 de abril. O sexto livro d'As Crônicas de Gelo e Fogo, "Os Ventos do Inverno", segue sem data de lançamento.