Há dez anos, quando a emisorra CBS e os estúdios da Paramount fizeram uma ruptura, um dos grandes pontos de divergência era o que fazer com Star Trek. Enquanto a Paramount alegava que era um filme, a CBS rebatia: "Não, não, é uma série de TV". E acontece que, inevitavelmente, as duas partes estavam corretas.
Sabemos desde novembro que uma nova série de TV baseada no universo de Jornada nas Estrelas está sendo produzida pela CBS. Ao mesmo tempo, Star Trek: Sem Fronteiras, terceiro filme da nova saga, está em produção pelos estúdios da Paramount. E o que as duas companhias querem que os fãs saibam é o seguinte: apesar de compartilharem o mesmo universo, as duas propriedades seguem caminhos criativos completamente independentes.
Segundo reporta o IGN, o presidente da Columbia Broadcasting System, Les Moonves, conversou sobre o assunto em uma teleconferência e explicou melhor como funciona o acordo que separa filmes e série(s). Apesar de o produtor Alex Kurtzman ser corroteirista tanto de Star Trek, Além da Escuridão e da nova série, as histórias não têm nenhuma semelhança. A boa notícia é que os fãs poderão manter as duas versões intactas; a má notícia é que, por contrato, a série somente poderá ir ao ar seis meses após o lançamento do próximo longa.
Star Trek: Sem Fronteiras chega aos cinemas oficialmente no dia 22 de julho, nos Estados Unidos, e um dia antes no Brasil. Por isso, a nova empreitada da CBS só poderá vir a público em janeiro de 2017 -- o que já era de conhecimento público desde o anúncio, mas o motivo não era claro. Ainda sem demais detalhes quanto a elenco ou abordagem, a série terá produção de Nicholas Meyer, diretor e roteirista de Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan, Kurtzman e Bryan Fuller.