Após ter sido aprovado para episódio piloto pela emissora CBS, o projeto Training Day, que adapta para a televisão o premiado filme Dia de Treinamento, perdeu o diretor Antoine Fuqua, responsável pelo elogiado filme de 2001. Ele seria o comandante do episódio inicial, mas precisou se retirar da função.
De acordo com informações do Deadline, Danny Cannon, diretor de séries como Gotham, The Lottery e Nikita, foi anunciado como comandante do primeiro episódio.
A troca de diretores aconteceu devido a um conflito de agendas, já que Fuqua está concentrado em seu próximo longa-metragem, Sete Homens e Um Destino. Apesar disso, ele continua a bordo como produtor executivo. Vale lembrar, a ideia inicial de adaptar a história para as telinhas partiu dele mesmo, que apresentou o projeto à Warner Bros. Television em parceria com os estúdios de Jerry Bruckheimer.
A série parte de 15 anos após o filme, e reverte a etnicidade dos personagens vividos originalmente por Denzel Washington e Ethan Hawke. Houve boatos de que Hawke poderia reprisar o personagem, mas nada foi dito oficialmente a respeito de elenco.
Ainda na equipe de produção do piloto estão o roteirista Will Beall, de Caça aos Gângsteres e Jonathan Littman, de CSI.