O último domingo (17) foi um dia de muitas novidades para a Netflix, que apresentou suas séries para a imprensa americana no TCA 2016 Winter Press Tour. A gigante anunciou a renovação de Jessica Jones, que vem para a sua segunda temporada ainda sem data fixa de estreia. O anúncio coloca em movimento o já confuso calendário de estreia das séries da parceria Marvel/Netflix, com a segunda temporada de Demolidor e as estreias de Luke Cage, Punho de Ferro e Os Defensores ainda na agenda.
De acordo com o chefe de conteúdo da Netflix, Ted Sarandos, a segunda temporada de Jessica Jones não deve ir ao ar antes de The Defenders finalizar o seu primeiro ano: "A [parte] complexa é fazer coincidir com The Defenders. [Aquela] agenda de produção vai afetar e muito a segunda e terceira temporadas [para outros projetos da Marve]", disse para o TVLine.
A prioridade da Netflix parece ser apresentar todos os personagens principais do time dos Defensores antes de mergulhar de forma mais densa nas mitologias particulares de cada um e, por isso, Sarandos foi categorico em afirmar que não é o objetivo deles colocar no ar mais do que uma ou duas temporadas por ano: "Agora, essas produções acontecem em escala de um grande filme, então há um período muito grande de produção e pós-produção. Em alguns casos, quando temos crossovers de personagens, é ainda mais difícil controlar a produção. Não é o nosso objetivo colocar no ar mais do que uma ou duas por ano."
Neste caso, é fácil concluir que, para 2016, devemos ver a segunda temporada de Demolidor, planejada para o dia 18 de março, e a primeira de Luke Cage, protagonizada por Mike Colter e atualmente em fase de gravações, e deixando para 2017 potencialmente Punho de Ferro e Os Defensores. Isso sem contar em uma provável terceira temporada de Demolidor ou o rumor do spin-off do Justiceiro.
Rumores explicados
Nos últimos meses, muito se falou a respeito da demora na divulgação de atualizações sobre Punho de Ferro e que ele poderia ser substituído pelo Justiceiro de Jon Bernthal, que estará na segunda temporada de Daredevil, que ganharia então uma série própria. Quanto a isso, Sarandos garantiu que a escalação do elenco de Iron Fist está "em progresso", e que o objetivo em relação ao Justiceiro é, por enquanto, apresentá-lo ao público da melhor forma possível.
Há alguns meses, a produtora de Jessica Jones, Melissa Rosenberg, havia comentado sobre a possibilidade de uma segunda temporada, e relatou:
"Eu espero [que haja espaço para a segunda temporada de JJ antes de The Defenders]. Há uma sabedoria ao contar a história assim. A questão é se há tempo. Há logística envolvida, porque Defenders precisa filmar em um certo tempo, de acordo com o contrato. Na verdade, eu não sei; Não estou envolvida nessas conversas, para o meu próprio receio. A primeira pergunta é se vamos ou não ganhar uma segunda temporada. A segunda pergunta é, se sim, quando? Antes ou depois de Defenders? Eu adoraria se fosse antes, mas há outras partes envolvidas nisso — tempo, disponibilidade."
Já de acordo com o chefe de conteúdo da Marvel para a TV, Jeph Loeb, nada está escrito em pedra ainda. Ele comentou com o Adweek que após a estreia de Luke Cage, as próximas candidatas são: a primeira temporada de Iron Fist, a segunda temporada de Jessica Jones ou a enfim reunião em The Defenders, e não há definição quanto à ordem.
Mas para você, leitor, qual das aguardadas séries deveria vir primeiro? Responda nos comentários abaixo!