Game of Thrones e polêmica são dois temas que praticamente andam juntos, o que se acentuou ainda mais na quinta temporada, quando o estupro tomou o centro das atenções - pelo menos na parte da história que envolve Sansa (Sophie Turner). A cena em que a garota Stark é violentada por seu novo marido, Ramsay Bolton (Iwan Rheon), dividiu opiniões entre fãs e fez até o próprio George R.R. Martin emitir uma declaração defendendo as modificações da série em relação à obra original. Mas parece que o clamor dos espectadores vai, enfim, ser ouvido.
Após receberem várias críticas pelas cenas gratuitas - e presentes em exaustão - de abuso sexual e mulheres expostas da primeira à quinta temporadas, D.B. Weiss e David Benioff estariam reavaliando a abordagem do próximo ano da série. De acordo com informações divulgadas pela revista Forbes, o diretor Jeremy Podeswa - que dirigiu o polêmico episódio da temporada cinco, conversou com a imprensa na última sexta-feira em um café da manhã nos Estúdios da Fox na Austrália, e acabou entrando no assunto.
"Os criadores da série Dan Weiss e David Benioff foram responsivos à discussão e houve uma série de coisas que foram modificadas como resultado... é importante que não haja auto-censura. A série aborda um mundo brutal onde coisas terríveis acontecem. Eles não queriam ser muito inflenciados [pelo criticismo], mas eles de fato absorveram o que foi dito e isso os influenciou de alguma forma".
Embora seja verdade que os livros retratem cenas fortes em um universo cruel, uma das maiores modificações da série é o fato de tais momentos ganharem tempo em cena muito maior do que na obra original, e muitas vezes sem tanta relevância para o desenvolvimento da história - por isso são chamadas de "cenas gratuitas". Ainda não se sabe como será a modificação para a nova temporada, até mesmo porque o sexto ano da série guarda novidades para todos os públicos, já que ainda não temos o livro número seis de As Crônicas de Gelo e Fogo.
"Foi uma cena difícil e brutal que nós sabíamos que seria desafiadora para o público. Mas foi importante para nós na execução (...) Para ser sincero, a crítica foi pelo conceito, e não pela execução. Foi abordada da forma mais sensível possível; quase não dá para ver nada", finalizou - embora a maior crítica seja pelo fato de a cena modificar a história de Sansa radicalmente.
Ainda assim, a sexta temporada da série guarda várias novidades no elenco, como a participação de Max von Sydow, Ian McShane, Richard E. Grant, Melanie Liburd e Pilou Asbaek como Euron 'Olho de Corvo' Greyjoy. Game of Thrones retorna em abril.