Quentin Tarantino contou à revista francesa Première que planeja realizar uma série televisiva. Falastrão como só, não é a primeira vez que ele toca no assunto, mas agora, com duração prevista e tudo, parece que a coisa realmente tem um fundo de verdade.
"Sempre preciso de um pouco de tempo antes de pensar nos próximos projetos. Mesmo assim, eu tenho os direitos desse livro que quero adaptar há um tempo, e chegou o momento de me dedicar a ele. É Forty Lashes Less One, de Elmore Leonard, que pode vir a ser meu terceiro faroeste. Eu o imagino como um projeto para a televisão, na forma de uma minissérie de 4 ou 6 horas".
O livro de Leonard acompanha dois condenados à prisão perpétua - Harold Jackson, o único negro na casa de detenção de Yuma; e Raymond San Carlos, um apache - que tornam-se parceiros por conta de um desafio: caso encontrem os cinco bandidos mais procurados do Arizona, ganharão em troca a sonhada liberdade. Tarantino tenta concretizar a adaptação desde o início dos anos 2000. Samuel L. Jackson, Adam Sandler e Bruce Willis foram cotados para o elenco e no Festival de Cannes de 2001 muitos críticos aguardaram uma sessão surpresa do longa, que segundo boatos teria sido produzido secretamente.
Em visita recente ao Brasil, Quentin declarou (mais uma vez) que não suporta a ideia de filmar em digital e que, caso fosse impedido de fazer seus filmes em película, provavelmente iria para a televisão, único meio em que se vê trabalhando com o formato atualmente adotado como padrão pela indústria. Outro ponto em que a TV o seduz é na questão de não ter que redimensionar suas tramas. Fã de histórias longas, volta e meia ele reclama dos cortes que é obrigado a fazer em seus gigantes roteiros.
Ainda na entrevista para a Première, Tarantino, defensor da tese que um cineasta só pode ser considerado "diretor de faroestes" após três filmes do gênero, também fez uma revelação surpreendente acerca de Os Oito Odiados, seu próximo lançamento: "Os Oito Odiados parece ser meu segundo faroeste, mas no fundo é, acima de tudo, meu primeiro filme de terror de verdade".
Sobre o futuro e a continuação de Kill Bill que nunca sai, ele fez piada: "Cada vez que preparo um filme, penso já em sequências e prequels, até o momento em que decido na verdade passar para outra coisa. Mas durante vários meses imagino: 'Sim, vou fazer um terceiro Kill Bill, depois outro e depois será Kill Bill - A Origem!' (risos)".
Não brinque com nossas esperanças, Tarantino!
O "terror de verdade" Os 8 Odiados estreia em 7 de janeiro.