José Mojica Marins é cineasta, ator e roteirista, mas é lembrado mesmo quando se fala em Zé do Caixão, suas roupas pretas, unhas gigantescas e voz gutural. E o seu icônico personagem é o tema da nova série brasileira que estreia hoje no canal Space.
Protagonizada por Matheus Nachtergaele, Zé do Caixão tem uma equipe de produção que se empenhou exclusivamente em auxiliar o ator a se transformar no lendário personagem, passando pelas fases que transformaram o cineasta no mito. "Aprofundei bastante meu conhecimento, minha relação e minha admiração. Tinha visto alguns filmes que tinha gostado muito e outros que não tinha gostado nada, mas nunca tinha me debruçado para entender os porquês disto", contou. Veja:
A temporada tem seis episódios de 40 minutos, cada um focado especificamente em um dos filmes de Mojica, seus respectivos processos de criação mesclados à vida pessoal do cineasta. A temporada faz sua estreia propositalmente na última sexta-feira 13 do ano, no mesmo dia em que o livro Zé do Caixão – Maldito, A Biografia é lançado pela editora Darkside Books.
O AdoroCinema assistiu aos dois primeiros episódios da série durante a 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e aprovou a produção:
Segundo Francisco Russo,
“Um dos grandes atrativos da série é justamente a persona de seu personagem principal. Não apenas pelo fato de Matheus Nachtergaele ter capturado tão bem os trejeitos e o tom de voz utilizados por Mojica, mas principalmente pelo espírito inquieto que o norteava. Se por um lado havia esta necessidade de fazer cinema, tão comum em artistas que precisam extravasar o que sentem de alguma forma, por outro há a contradição de que ele fazia absolutamente de tudo para que sua arte exista – até mesmo se vender, o que automaticamente põe em dúvida a própria arte (...)”
Confira aqui a crítica completa.