Enquanto Arrow adentra a sua quarta temporada com público fiel e consolidado, The Flash chega em seu segundo ano se destacando, segundo a crítica, como uma das séries de quadrinhos mais fortes da televisão – por mesclar ação, drama e alívios cômicos que se aproximam do original das HQs. Até agora, as duas séries vêm preparando o terreno para aumentarem o Universo Televisivo da DC, que será compartilhado com Legends of Tomorrow a partir de janeiro.
Em um recente evento para a imprensa americana, Stephen Amell concedeu novos detalhes sobre o próximo crossover entre The Flash e Arrow. O primeiro – que aconteceu nos episódios 1x08 de The Flash e 3x08 de Arrow, serviu como uma espécie de iniciação ao universo compartilhado, para aproximar as pessoas que só assistiam a uma das duas produções. Assim, cada episódio teve seu próprio enredo, seu próprio vilão e sua própria história, sendo perfeitamente possível entender um sem ter assistido ao outro. Mas este ano a trama será diferente:
"Se você assistir aos dois episódios em sequência [do novo crossover], eles vão parecer um único episódio duplo. De fato, a maior parte do episódio de Flash se passa em Star City e a maior parte do episódio de Arrow se passa em Central City. Temos um vilão em comum... e de forma geral nós fizemos um excelente trabalho em mesclar não somente duas séries, mas três."
É cada vez mais evidente a construção de um clima único nos dois programas para a apresentação de Legends – seja no fato de haver recorrentes menções ao que está acontecendo com um ou com o outro nas duas séries, seja pela comunhão de vilões. No caso específico desta temporada, Damien Darhk parece ser o grande elo de ligação. O novo arqui-inimigo de Oliver (Amell) fará aparições tanto em Flash quanto em Legends, o que foi confirmado por seu intérprete Neal McDonough. O ator ainda relatou que o jogo de gato-e-rato entre Darhk e o Arqueiro Verde vai se desenrolar durante toda a temporada, mas a batalha tem uma escala muito maior: “Está mais para elefante-e-leão”, compara. Por isso, novos segredos virão à tona dos dois lados – o que, suspeita-se, pode levar ao misterioso túmulo.
Amell relatou ainda que uma das cenas mais divertidas que eles gravaram para o crossover tinha nada menos do que nove heróis em tela ao mesmo tempo: “Nove pessoas com superpoderes ou uniformes... Foi incrível de se ver, de olhar para aquela cena e observar o mundo que tem sido construído ao longo de mais de três anos”, comentou.
Se os fãs da DC estão ansiosos para conhecerem as Lendas do Amanhã, ainda há um certo Ray Palmer (Brandon Routh) cuja ausência precisa ser explicada. E isso já está próximo de acontecer. O The A.T.O.M. (ou Eléktron) retorna no episódio 6, Lost Souls. Segundo a descrição do episódio, Ray está sendo mantido prisioneiro por Damien Darhk, e Felicity (Emily Bett Rickards) fará de tudo para resgatá-lo. Sara (Caity Lotz) se une a Laurel (Katie Cassidy) e a Thea (Willa Holland) na luta para reencontra-lo. Vale lembrar que antes disso, no episódio 5, ocorrerá o crossover de Arrow com Constantine, na ocasião em que Ollie pedirá ajuda a John (Matt Ryan) para acalmar Sara.
Com grandes reviravoltas, segredos, heróis e vilões ainda para serem desvendados ou explorados, Arrow vai ao ar com episódios inéditos nos Estados Unidos todas as quartas-feiras. No Brasil, você acompanha a série no canal Warner, todas as sextas, às 22h30.