Custou caro e rendeu prejuízo. A sexta temporada de Community, exibida pela plataforma Yahoo! Screen, foi descrita por Ken Goldman, Chefe do Setor Financeiro do Yahoo!, como “um erro”. A aventura de reviver a série cancelada pela rede NBC foi tão custosa que chega a comprometer o orçamento de 2016 da empresa.
Goldman especificou, durante uma conferência, que a companhia gastou US$ 42 milhões em Community e outras duas séries originais, Sin City Saints e Other Space. As três juntas levaram embora, precisamente, US$ 41,699 milhões, mas a sexta temporada da série de Dan Harmon foi a mais cara:
"Pensamos muito e durante muito tempo sobre isso, e concluímos que, para algumas de nossas séries originais, não veríamos o retorno financeiro com o tempo", comentou. "Não estamos dizendo que não voltaremos a fazer investir nisso no futuro. Mas, em pelo menos três casos, não funcionou como nós esperávamos, e decidimos seguir em frente."
Quando adquiriu os direitos de exibição de Community, o Yahoo! lançou a temporada com patrocínio da Honda, mas segundo os relatórios da empresa, os episódios não conseguiram números de audiência altos o suficiente para manter o patrocínio a longo-prazo e, portanto, tornou-se improvável que o dinheiro investido veria um retorno.
De acordo com a diretora executiva Marissa Mayer, a estratégia agora é investir em menos produtos em 2016, a fim de equilibrar a balança:
"Em 2016, vamos trabalhar para restringir as nossas estratégias, focando em menos produtos de alta qualidade, para alcançarmos mais crescimento e rentabilidade."
Para Community, isso significa somente uma coisa: Se alguém ainda esperava por uma sétima temporada, melhor esquecer. Porém, de acordo com informações da Variety, o possível filme ainda está nos planos da produtora Sony Pictures Television – com ou sem o Yahoo.