Minha conta
    Netflix revela em que ponto da temporada as séries mais populares "fisgam" o público

    Ted Sarandos constata que o modelo da Netflix, menos dependente do primeiro episódio do que as emissoras tradicionais, é mais atraente ao público.

    A Netflix divulgou na última quarta-feira (23) uma interessante pesquisa a respeito das séries disponíveis em sua plataforma, tanto originais como de outras redes televisivas. A empresa comparou ou números de audiência das atrações mais populares em seu catálogo para avaliar quando essas produções "fisgam" o público. O resultado comprovou um dado curioso: o primeiro episódio não é o mais importante.

    "Dada a natureza do horário nobre na TV tradicional, o episódio piloto é indiscutivelmente o ponto mais importante na vida de uma série”, disse Ted Sarandos, diretor de conteúdo da Netflix, certo de que o modelo da plataforma online que dirige é o mais atraente: "Isso nos dá confiança de que disponibilizar todos os episódios de uma só vez para os nossos assinantes está mais alinhado em como surgem os fãs."

    Segundo a Netflix, 70% do público que assistiu ao "episódio-gancho" de suas séries completou a primeira temporada da série em questão. Em Breaking Bad, por exemplo, isso aconteceu com os fãs brasileiros logo no segundo episódio, quando os restos mortais de um traficante rasgaram o teto da casa de Jesse (Aaron Paul). O mesmo em The Walking Dead, quando Rick (Andrew Lincoln) e um grupo de sobreviventes ficam encurralados num shopping, enquanto o público só se apaixonou por Demolidor quando Wilson Fisk (Vincent D'Onofrio) promove o caos, já no quinto episódio.

    A verdade, porém, é que a constatação de que o modelo Netflix é o mais atraente baseado nesse levantamento está longe de ser exata. Cada episódio contém o seu clímax (guardadas raríssimas exceções), e a própria Netflix constatou que o tal "episódio-gancho" variou de acordo com cada país. Better Call Saul, por exemplo, conquistou o público mexicano um dia após o público brasileiro. A pesquisa, portanto, fica mais como curiosidade.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top