Goku voltou. Mas não está agradando. O quinto episódio da série Dragon Ball Super, exibido pela primeira vez no último fim de semana, causou revolta entre os fãs, que têm acusado o traço do desenho criado originalmente por Akira Toriyama de um tanto quanto... tosco?
A polêmica chegou a ponto de fãs abrirem uma petição no Avaaz: “Toei Animation : please respect Dragon Ball and his fans” (em tradução inspirada: “Toei Animation: vamos dar um jeito nesse troço aí”). Até a tarde desta quarta-feira, o “documento” já contava com mais de 11.500 assinaturas.
A série já não vinha sendo muito bem recebida pelos fãs, com um começo considerado "morno" para os primeiros quatro episódios. Até que seguinte prometia a primeira grande batalha de Goku contra o vilão Bills. E o resultado foram frames como esses:
Mas o que teria acontecido? Antes que se culpem os estagiários, em entrevista à publicação espanhola El País, Thomas Romain, um dos poucos funcionários estrangeiros da empresa japonesa, relacionou o problema ao “grave estado atual da indústria de anime no Japão”.
De acordo com a fonte, muitos dos colaboradores da empresa são freelancers – alguns até trabalhariam de casa –, os salários são baixos e não há qualquer tipo de benefício.
Como a internet não perdoa, surgiram montagens como essas: