Cortes, épico situado em um dos marcos principais da História do continente americano, está em desenvolvimento como um projeto de grande padrão na HBO. Além do tema, um grande motivo é o importante time que compõe a produção executiva da série: Chris Gerolmo (Mississippi em Chamas), que cuida do roteiro; a lenda Martin Scorsese, que também vai dirigir o piloto da série; e Benicio Del Toro, que, a exemplo de Che, pretende ocupar o papel-título de uma importante figura histórica das Américas.
A trama irá acompanhar o principal feito do espanhol Hernán Cortés, responsável pela derrocada do império Asteca e pelo início do processo de colonização da América Central. Para isso, a série também dará atenção especial a dois personagens históricos importantes: Malinche, a jovem maia poliglota que atuou decisivamente ao lado do conquistador; e Monteczuma II, o líder asteca com quem Cortés fez amizade e depois traiu, acorrentando-o.
Assim, a interessante série terá como matéria principal de sua abordagem os diversos pontos de vista do legado de Cortés: de um homem leal e valente, responsável pela extensão do império espanhol por conquistar o México para a Espanha, para os europeus; e de assassino em massa e responsável pela destruição de uma das maiores civilizações de todos os tempos, segundos os indígenas.
Sem cronograma definido, Cortes é a segunda série da HBO em desenvolvimento que terá Martin Scorsese como diretor do episódio piloto. Vencedor do Emmy de direção por Boardwalk Empire, o cineasta também comandará um drama que explora o universo musical de sexo, drogas e rock ‘n’ roll na Nova York dos anos 70. A série está sendo desenvolvida em colaboraçao com Terence Winter e Mick Jagger.