Você leu aqui outro dia que a ABC está preparando uma adaptação de O Fantasma da Ópera, correto? Não será a única. A Endemol também está desenvolvendo uma versão do texto de Gaston Leroux para a televisão, em série que terá assinatura de estilo inconfundível: o francês Jean-Pierre Jeunet foi confirmado como diretor.
Produzida por Tony Krantz, de 24 Horas e Drácula, esta outra adaptação de The Phantom of the Opera se passará no início do século XX, 1919, tendo a Conferência de Paz de Paris como pano de fundo. Em trama repleta de mortes, sexo e mistério, um piloto britânico - veterano da Primeira Guerra Mundial - que tem metade do corpo marcada por queimaduras se vê envolvido em uma série de assassinatos nas proximidades da boate mais famosa de Paris. Uma estrela americana dos palcos é figura fundamental no suspense e provável interesse amoroso do "Fantasma".
Estreante na televisão, Jeunet - diretor de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, Delicatessen e Uma Viagem Extraordinária, que estreia nesta quinta - aceitou a missão uma semana após conhecer o projeto e declarou estar muito feliz com a oportunidade de recontar o clássico de Gaston Leroux.
A série ainda não tem elenco, previsão de filmagens ou canal de exibição. A única certeza por enquanto é que será bem diferente do Fantasma da Ópera da ABC, um musical contemporâneo nos moldes de Nashville com Marc Cherry - de Desperate Housewives - como roteirista responsável.