A quinta temporada de Game of Thrones sofreu uma baixa apenas quatro dias após o início das filmagens. Na última sexta-feira, J.J. Murphy sofreu um colapso e morreu, aos 86 anos. O ator norte-irlandês foi recentemente escalado para interpretar Denys Mallister, o membro mais velho da Patrulha da Noite.
De acordo com seu agente, Phillip Young, Murphy estava "absolutamente encantado" por integrar o elenco de "uma das maiores produções mundiais naquele estágio de sua carreira", iniciada ainda nos anos 40 em sua terra natal. Ele foi um membro ativo da Equity, união dos atores britânicos, tendo atuado prolificamente no teatro do Reino Unido e contracenado com os conterrâneos Liam Neeson e Ciarán Hinds, novo colega de elenco (Hinds interpreta o líder dos selvagens Mance Rayder). No cinema, Murphy atuou em filmes como As Cinzas de Ângela e o inédito Drácula - A História Nunca Contada.
Os produtores de Game of Thrones ainda não se pronunciaram sobre o ocorrido e se o personagem será mantido, com outro ator escalado em seu lugar, ou se será apenas removido da série. A quinta temporada de GoT estreia no primeiro semestre de 2015.