Pedro Almodóvar, um dos nomes mais respeitados do cinema internacional, está na mira da Rede Globo, que quer que o cineasta dirija a minissérie Dama da Noite. A informação foi dada pelo colunista Flávio Ricco, do site Uol, que revelou que o assunto tem sido tratado como "segredo de estado" .
Dama da Noite vai contar a história da cafetina Eny Cezarino (1916-1997), dona do bordel Casa de Eny, em Bauru, São Paulo, frequentemente citado como o maior prostíbulo da história do Brasil. O roteiro está sendo escrito por Walther Negrão (A Casa das Sete Mulheres) e Suzana Pires, mais conhecida por seus trabalhos como atriz.
De acordo com o colunista, "já existiram várias conversas por telefone" entre Suzana e Almodóvar e os dois chegaram conversar pessoalmente, durante o último Festival de Cannes.
As negociações estão em andamento e há um interesse das duas partes em fechar o projeto. O principal desafio seria conciliar a agenda do diretor com o calendário das filmagens, marcadas para outubro e novembro.
Um fator que pode influenciar o diretor espanhol em uma possível decisão positiva para dirigir a série brasileira é que o diretor de fotografia Affonso Beato já está escalado para trabalhar em Dama da Noite. Beato e Almodóvar já trabalharam juntos em A Flor do Meu Segredo, Carne Trêmula e Tudo Sobre Minha Mãe, premiado com o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2000.
Recentemente foi anunciado que o cineasta vai criar o cartaz da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e vai ganhar uma retrospectiva na edição deste ano, que está marcada para outubro. Especula-se que o diretor pode vir ao Brasil para participar da mostra, que em 2014, tem o objetivo de promover encontros entre produtores brasileiros e espanhóis.