Frank Underwood vai visitar a ONU na terceira temporada de House of Cards. Pelo menos esta é a intenção dos roteiristas e produtores, que fizeram uma solicitação para rodar cenas na sala do Conselho de Segurança, na sede das Nações Unidos, em Nova York. Eles só não contavam com uma coisa: a Rússia.
A série da Netflix estrelada por Kevin Spacey e Robin Wright precisava da autorização das 15 nações que integram o Conselho de Segurança da ONU, mas a delegação russa acabou vetando o pedido, com o argumento que a sala deve sempre ser mantida de sobreaviso diante da possibilidade de eventuais crises de segurança. A decisão incomodou o secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que havia garantido que as gravações aconteceriam durante a madrugada de um final de semana de agosto, em um momento nunca interrompido por crises de segurança.
A China não chegou a vetar as filmagens, mas condicionou as mesmas a uma aprovação prévia do roteiro. House of Cards ainda poderá rodar na ONU, mas terá que escolher outras salas além do Conselho de Segurança. Outra alternativa, é refazer o ambiente em um estúdio.