Minha conta
    Emotionology: Grupo Turner realiza interessante pesquisa sobre comportamento do espectador de TV

    Estudo em neuromarketing mostra a força das animações e analisa o comportamento emocional de quem busca um conteúdo televisivo.

    Maior grupo de comunicação da América Latina, abrangendo canais como Warner, TNT, TCM, Boomerang, Cartoon Network, TBS, Space e CNN, a Turner realizou uma pesquisa bem interessante e apresentou seus resultados na última semana, em um evento que contou com a presença do AdoroCinema.

    Com o nome de Emotionology, o estudo busca analisar o comportamento do espectador de TV, diante de um produto como filme, série e até mesmo comercial. Na primeira etapa da pesquisa, foram ouvidas 2700 pessoas, em seis países diferentes. O levantamento apontou que 90% das pessoas estão muito ou totalmente engajadas emocionalmente ao conferir a um filme, sendo que 86% dos entrevistados citaram um filme ou personagem em uma conversa no último mês. A parte quantitativa apontou ainda a tendência das pessoas repetirem um filme que tenham gostado, buscando repetir também a emoção gerada pela obra na primeira vez.

    Uma outra etapa do levantamento, bem mais complexa, envolveu um estudo em neuromarketing, realizado em parceria com cientistas do Neurensics, da Universidade de Amsterdã, e da Unicamp. Espectadores foram submetidos a uma Ressonância Magnética de Imagem Funcional (fMRI), em que foram mapeadas as respostas subconscientes de cada um enquanto expostas a conteúdos audiovisuais. 

    “Estudos recentes apontam que a grande maioria das nossas decisões é tomada de forma subconsciente e baseada nas emoções que sentimos. Buscamos entender como o consumidor reage emocionalmente a diversos conteúdos porque entendemos que estes insights são fundamentais para uma comunicação bem-sucedida com a nossa audiência”, destacou Renata Policicio, diretora de Pesquisa de Vendas Publicitárias para a Turner na América Latina, em comunicado divulgado à imprensa.

    Dentro dos resultados, o mais interessante foi perceber que o gênero da animação obteve maiores níveis de emoções positivas e o maior apelo pessoal, independentemente da idade, do sexo ou do país do espectador. É curioso ainda o fato do gênero terror conseguir um grande envolvimento mesmo contando com níveis altos de emoções negativas (como medo, raiva e perigo).

    A empresa demonstrou que todo o conteúdo conferido pelo telespectador representa uma experiência emocional diferente. Cabendo aos canais e aos anunciantes realizar produções/comerciais que façam desta experiência uma coisa especial.

    facebook Tweet
    Back to Top