Game of Thrones mais uma vez quebrou o próprio recorde de audiência com o seu último episódio. Apesar das polêmicas que envolveram o episódio anterior, "Oathkeeper" obteve 6,9 milhões de telespectadores em sua exibição nos Estados Unidos, no último domingo.
Somado à audiência dos dois episódios que foram reprisados antes da exibição do inédito, o número sobe para 8,4. A marca colocou a HBO na liderança do horário, e em segundo lugar ficaram os jogos de desempate da NBA, campeonato americano de basquete.
A grande audiência trouxe mais benefícios ao canal, que conseguiu manter bons números para as atrações seguintes. Silicon Valley fez 1,6 milhões, e Veep, 922 mil.
ATENÇÃO: A PARTIR DAQUI, CONTÉM SPOILERS. NÃO LEIA CASO AINDA NÃO TENHA ASSISTIDO AO EPISÓDIO
O episódio causou repercussões entre os leitores da saga As Crônicas de Gelo e Fogo, série de livros escrita por George R.R. Martin, na qual Game of Thrones é baseada. Até aqui, aqueles que não lêem os livros sempre foram os prejudicados com spoilers. Mas, aparentemente, os produtores se cansaram da história se repetindo e planejaram a vingança: a série de TV ultrapassou a produção literária. O resultado? Todos levaram spoiler.
Nas cenas finais do episódio, um Caminhante Branco aparece em seu cavalo-zumbi carregando o bebê do velho Craster (Robert Pugh), e depois, um toque no rosto da criança desencadeou uma transformação que até então era desconhecida: o próprio bebê virou uma nova espécie, e seus olhos se tornaram no mesmo tom de azul que dos estranhos zumbis do gelo. Como esta história ainda não foi abordada pelos livros (atualmente, cinco já foram lançados), os fãs vêm interpretando a sequência como algo que será conhecido em Os Ventos do Inverno, sexto livro da saga.
Outra cena que é exclusiva da versão televisiva é o sequestro de Bran Stark (Isaac Hempstead-Wright) e seus companheiros pelos desertores da Muralha. Toda a produção da série é supervisionada por Martin, e por isso a adição de cenas é planejada junto a ele. Ainda assim, o spoiler do livro virou tema de discussão e instigou a curiosidade para a leitura da continuação da história.