por Lucas Salgado
O primeiro dia oficial do Rio Content Market 2014 foi bastante movimentado. O evento lotou o Windsor Hotel na Barra da Tijuca nesta quarta-feira, 12 de março, com inúmeras palestras, aulas, debates e seminários sobre o mundo do audiovisual, com destaque para as séries, o cinema e as plataformas online.
O dia começou em grande estilo, com uma sessão de perguntas e respostas com Gideon Raff, produtor executivo e roteirista de Homeland e criador da série israelense que gerou a produção estrelada por Claire Danes e Damian Lewis. Após a apresentação, ele falou com exclusividade ao AdoroCinema e confirmou a realização de uma versão brasileira da história.
Na sequência, aconteceu um painel dedicado ao You Tube, que contou com a presença do Diretor de Entretenimento da empresa Alex Carloss, do fundador e diretor do Porta dos Fundos Ian SBF e dos criadores da Galinha Pintadinha. Todos falaram sobre a importância do You Tube no universo do entretenimento audiovisual brasileiro.
As produções infantis ganharam destaque em apresentações do Cartoon Network e da Nickelodeon. O painel do Cartoon foi um dos mais elogiados do dia, contando com uma ótima apresentação do vice-presidente global e diretor de conteúdo Rob Sorcher. Ele falou sobre as metas do canal e a posição de dar liberdade a seus artistas. Sorcher destacou três produções do Cartoon que serão lançadas nos Estados Unidos nos próximos meses: Clarence, We Bare Bears e a minissérie Over the Garden Wall, esta última dublada por Elijah Wood e Melanie Lynskey. Das três, apenas a primeira tem previsão de lançamento no Brasil, para o segundo semestre, como Clarêncio, o Otimista. O próximo lançamento nacional do canal será Steven Universo, no dia 7 de abril.
Fora da sala principal do evento, destacaram-se palestras sobre documentários esportivos, trilha sonora e medição de audiência, além de uma verdadeira aula sobre a realização de episódios-pilotos, com o professor e roteirista Alan Kingsberg, que exibiu cenas de Breaking Bad e Mad Men. As comédias brasileiras também encontraram espaço em um debate com as presenças de Bruno Mazzeo e Paulo Fontenelle.
O Rio Content Market, como o próprio nome já diz, também é um espaço para o mercado do audiovisual. Empresas como Starz, PBS, Sony, MGM, ARTE, Canal Plus e Hulu promoveram painéis sobre seus próximos projetos. As discussões sobre políticas culturais também encontrou espaço em encontros promovidos pela Secretaria do Audiovisual do MinC e pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
A quarta-feira chegou ao fim com um painel sobre as novas séries da Rede Globo, em especial Amores Roubados e A Teia. O evento continua pelos próximos dois dias e seguirá com cobertura do seu AdoroCinema.
Fotos: Divulgação