por Lucas Salgado
Você deve lembrar dele pelo trabalho em filmes como Em Busca da Terra do Nunca e A Fantástica Fábrica de Chocolate, mas Freddie Highmore já não é mais aquela criança. Aos 21 anos, o ator acaba de estrelar sua primeira série de TV, Bates Motel, e já pegou de cara um dos personagens mais marcantes do cinema mundial: Norman Bates. Não está ligando o nome a nenhum filme? Pois bem, trata-se do personagem principal do clássico Psicose, de Alfred Hitchcock. No Rio de Janeiro para promover o lançamento da série no Brasil, que acontece no próximo dia 4 de julho no Universal Channel, Highmore concedeu uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 20 de junho. Como não poderia deixar de ser, o AdoroCinema marcou presença no evento e traz para você o que de melhor foi dito pelo ator.
RIO DE JANEIRO
Highmore não se mostrou muito inteirado sobre a onda de protestos que acontece por todo Brasil, mas ficou muito feliz de encontrar o Rio com o tempo bom. "Este é o inverno de vocês?", brincou o ator, que completou: "O clima está perfeito, se o inverno é assim, o verão deve ser lindo."
BATES MOTEL
"Acho que você sempre espera o melhor quando faz um filme ou série de TV. E todo mundo diz que miramos alto com Bates Motel. Estou realmente feliz que tenhamos alcançado aquilo que pretendíamos e vamos poder voltar para rodar a segunda temporada agora no meio de julho. Tem sido muito empolgante", afirmou o ator.
Highmore também falou sobre o clima da série, lembrando do filme de Hitchcock: "Acho que o terror psicológico que mostra mais as caras em Bates Motes, da mesma forma que Psicose também não é particularmente explícito. Se importa mais em criar expectativas com o que vai acontecer do que chocar visualmente."
O ator chamou atenção pra um fato curioso com relação à série: "Uma coisa bem interessante sobre Bates Motel é que todo mundo conhece o final. Você sabe que a mãe vai morrer em algum momento, e não vai ficar muito bem em uma cadeira."
ESTREIA NA TV
"Foi um desafio muito grande. Por ser uma série de TV, e essa é a minha primeira, você não sabe para onde o seu personagem está indo", disse Freddie. Ele lembrou que no cinema é mais seguro de certa forma, uma vez que você sabe o caminho de seu personagem até o fim do filme, então você se prepara para a carga emocional necessário. Na telinha, cada semana recebe um novo roteiro. "Isso me dá a estranha sensação de esperança de que Norman possa terminar bem, mesmo sabendo que isso não vai acontecer", brincou.
INFLUÊNCIAS
Segundo o jovem astro, Anthony Perkins, que viveu Norman em Psicose, Psicose 2, Psicose 3 e Psicose 4 - A Revelação, foi sua principal referência na composição do personagem. Ele lembrou ainda de Ed Gein, assassino famoso nos Estados Unidos que chegou até a influenciar Perkins. Mas Freddie reforçou: "Nos sentimos livres para reinventar o universo em que se passa a história. O objetivo nunca foi imitar Perkins, mas usar alguns de seus tiques para agradar os fãs do filme."
RESPONSIBILIDADE
"O lado bom de interpretar Norman Bates num seriado em que muita gente morre é que você sabe que está salvo. Em algum momento, todos os outros atores devem pensar que vão acabar morrendo. Seria uma grande surpresa se decidissem se livrar de Norman", brincou o ator, que recebeu o papel mais como um desafio do que como uma grande responsabilidade, embora reconheça que existe toda uma história pregressa do personagem.
BOM GAROTO
Freddie Highmore reconheceu que a fama de bonzinho e o jeito meigo deve ter interferido na hora que os produtores da série optaram por ele para viver Bates. "Temos um Norman que você acredita e apoia mesmo sabendo como vai terminar", disse. Ele completou ainda que seria muito chato se ficasse interpretando sempre o mesmo tipo inocente de personagem.
MISTÉRIO
"A tentação que tentamos resistir é mostrar tudo muito cedo", disse. Ele afirmou que em algum momento podemos ver Norman vestindo roupas da mãe, mas que os produtores não pretendem se apressar neste sentido. O ator destacou que estão preferindo manter o suspense, sem deixar nada muito explícito.
VERA FARMIGA
"Espero não parecer falso, porque faltam superlativos para falar de Vera, mas ela é maravilhosa", destacou o astro, que não economizou elogios a Vera Farmiga. A atriz interpreta Norma Bates, mãe do personagem de Freddie. "Ela é uma atriz que sempre te deixa no topo de sua forma. Apresenta novas ideias todos os dias no set e, ao mesmo tempo, aceita as minhas ideias."
JOHNNY DEPP
Freddie contracenou duas vezes com Johnny Depp nas telonas e falou um pouco sobre a relação com o astro: "Ele é uma grande influência para mim tanto como ator quanto como pessoa. É um cara sensacional e tenho muito sorte de poder chamá-lo de amigo. Para mim, o mais impressionante é como ele se comporta num set, poder ver como ele trabalhar e como não se acha superior a ninguém."
BRASIL, NEYMAR E GAROTAS DE IPANEMA
Perguntado sobre seu conhecimento sobre o Brasil, Freddie se mostrou inteirado com a Copa do Mundo: "Sendo inglês, tenha a esperança de chegarmos à Copa, sem sonhar necessariamente com o título. É bem diferente de vocês, com o Neymar carregando as esperanças de toda uma nação." O ator ainda brincou (ou sonhou?) que seria ótimo uma final entre Inglaterra e Brasil, com a vitória de sua terra natal.
Ele brincou ainda que conhece a música "Garota de Ipanema" e que esperava aproveitar o fato de estar hospedado no bairro para conquistar uma garota de Ipanema. "Você nunca sabe o que te espera no Rio", concluiu.
PRÓXIMOS PROJETOS
O ator não possui projetos nas telonas e certo mesmo possui apenas a segunda temporada de Bates Material e a dublagem de Justin e a Espada da Coragem. "Depois disso, volto para a universidade. Estou estudando línguas em Cambridge e ainda falta um ano para me formar", disse. Por sinal, o curso dele conta com uma especialização em árabe e espanhol. Esta segunda língua ajudou, inclusive, na coletiva, uma vez que o ator praticamente dispensou o tradutor em algumas perguntas.