Você se lembra de Nymeria, Fantasma, Verão, Vento Cinzento, Lady e Cão Felpudo? Os seis lobos gigantes foram dados aos filhos da Casa Stark em Game of Thrones e tiveram destinos variados. Mas algo que nem todos sabem é que a espécie realmente existiu na vida real – e, após anos em extinção, acaba de ser "ressuscitada" por cientistas!
Extinto há cerca de 15 mil anos, o lobo-terrível (Aenocyon dirus) foi "recriado" pela startup de biotecnologia Colossal Biosciences, que anunciou ontem, segunda-feira (7), o nascimento de três filhotes do famoso lobo gigante. Repare que eu disse "recriado", com aspas, porque, na verdade, não é bem assim.
Lobo-terrível de Game of Thrones saiu da extinção?
Colossal Biosciences
Ainda que a própria empresa tenha comunicado o feito como uma "desextinção", os lobos-terríveis não estão realmente de volta. O que acontece é que a equipe analisou o DNA de dois fósseis da espécie extinta há milênios e, então, realizou algumas mudanças no código genético de lobos-cinzentos (Canis lupus) – que são hoje os parentes vivos mais próximos do A. dirus.
Em outras palavras, os filhotes de lobo-terrível são, na verdade, filhotes de lobo-cinzento com características semelhantes às do animal visto em Game of Thrones (incluindo a pelagem branca, os dentes maiores e, claro, o tamanho impressionante).
Colossal Biosciences
Os dois primeiros filhotes, nascidos em 1º de outubro de 2024, receberam os nomes de Romulus e Remus – em uma referência à mitologia romana. A fêmea Khaleesi, que homenageia a personagem de Emilia Clarke, veio três meses depois. De acordo com a empresa, a expectativa é de que os três lobos atinjam um peso de 59 a 68 quilos.
Para matar as saudades de Game of Thrones, vale lembrar que a série está completa na Max.