As séries turcas "contribuem para a crise demográfica", segundo esta organização que pede para proibi-las
Giovanni Rodrigues
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

Considera que "criam uma imagem idealizada do 'homem ideal' na consciência pública".

Será Isso Amor?, Bahar, Força de Mulher, Kardeşlerim, A Sonhadora, Love For Rent ou Dolunay são algumas das séries turcas com maior sucesso em nosso país. O fenômeno turco revolucionou a televisão com sua chegada nos canais temáticos das emissoras generalistas, mas também nas principais.

O sucesso das séries turcas não aconteceu apenas em nosso país. As produções provenientes da Turquia também chegaram a outros países como Cazaquistão, Azerbaijão ou outros que pertencem à América Latina. No entanto, em um desses países onde faz sucesso, isso pode acabar em breve: uma organização russa pediu às autoridades de seu país para proibi-las.

Força de Mulher
Força de Mulher
Data de lançamento 2017-10-24
Séries : Força de Mulher
Com Özge Özpirinçci, Caner Cindoruk, Feyyaz Duman
Usuários
3,3

A associação Veteranos pela Rússia manifestou em um comunicado oficial "o impacto negativo de tais séries na consciência cultural dos espectadores russos". "As séries de televisão turcas, graças às suas imagens vívidas e seu impacto emocional, criam uma imagem idealizada do 'homem ideal' na consciência pública, que contrasta marcadamente com as atitudes sociais reais e os valores familiares tradicionais russos", argumentam para a proibição das ficções turcas.

Por isso, o diretor da citada organização, Ildar Reziapov, reuniu-se com membros do Governo russo para explicar o motivo da proibição das séries turcas. Segundo ele, essa imagem idealizada dos homens "contribui para a crise demográfica, já que as mulheres russas perdem o interesse nos compatriotas e viajam para a Turquia". E como consequência já ocorreram "muitos casos trágicos".

MF Production

"Representa a destruição da família tradicional e a deterioração da situação demográfica do país", afirma. Dessa forma, a organização lançou uma petição ao Ministério da Cultura, especificamente ao Roskomnadzor, um órgão encarregado da supervisão e censura dos conteúdos dos meios de comunicação russos. Além disso, também enviaram a petição ao Parlamento, que se mostrou de acordo com a proposta do movimento, embora não pelos mesmos motivos.

"A razão mais importante é que as séries de televisão turcas falsificam enormemente a história, pois ao fazer filmes sobre o Império Otomano, os autores turcos os preenchem com relações pseudorromânticas em vez de violência e morte", manifestou o deputado Vitali Milônov à mídia local. E não foi o único. A deputada Sardana Avkséntieva pediu a gravação de projetos "onde os homens russos apareçam mais bonitos que os turcos", como solução para a perda de interesse das mulheres nos homens russos.

*Conteúdo Global do AdoroCinema

facebook Tweet
Links relacionados