"Fiquei com bastante ódio": Taís Araújo expõe abusos de diretor em uma das novelas mais famosas de sua carreira
Ketlyn Ribeiro
Ketlyn Ribeiro
-Redatora
Apaixonada por cultura pop e com um grande acervo de curiosidades aleatórias na memoria, Ketlyn ama enaltecer produções nacionais.

Xica da Silva gerou muitos traumas para a atual intérprete de Raquel em Vale Tudo.

Atualmente brilhando como a protagonista da nova aposta da TV Globo, Vale Tudo, Taís Araújo iniciou sua carreira artística ainda muito jovem. Seu primeiro papel de destaque veio aos 17 anos, quando quando viveu a personagem-título de Xica da Silva, da Rede Manchete. Na época, ela havia acabado de concluir seu primeiro trabalho na TV, Tocaia Grande (1995)..

No entanto, o que poucos sabem é que os bastidores da novela não foram nada fáceis para a atriz, que enfrentou situações de abuso que a marcaram para sempre.

Diretor “extremamente abusivo”

Exibida entre setembro de 1996 e agosto de 1997, Xica da Silva foi um grande sucesso e se tornou um marco na teledramaturgia brasileira. Escrita por Walcyr Carrasco (sob o pseudônimo de Adamo Angel), a trama foi inspirada em uma figura real: uma escravizada que ascendeu à nobreza no século XVIII, desafiando as convenções da época.

Volta e meia, Taís Araújo relembra a personagem que impulsionou sua carreira. Em diversas entrevistas, a atriz já afirmou que não vê sua atuação com bons olhos, mas reconhece que a novela foi um ponto de partida fundamental para sua trajetória na televisão.

No entanto, a artista também revelou que a experiência nos bastidores foi traumática, especialmente por conta dos abusos que sofreu do diretor, Walter Avancini (1935-2001). Taís era apenas uma adolescente e foi extremamente sexualizada e exposta a cenas de violência.

Irineu Barreto Filho/Divulgação

Em entrevista à Revista Piauí, em 2023, ela falou abertamente sobre o assunto: "Era invisível na Barra da Tijuca, sequer beijei na boca de alguém do condomínio. O Avancini era genial. Muito do que sei de comprometimento e disciplina, aprendi com ele. Mas era extremamente abusivo.”

"Feijoada de Damião": Taís Araújo relembra uma das cenas mais chocantes e polêmicas da história das novelas brasileiras

O diretor era tão incisivo que, no segundo dia de gravações de Xica da Silva, quase a fez desistir do papel, dizendo que ela era “a maior decepção da vida dele”. Segundo Taís, Walter usava esse tipo de pressão para extrair uma atuação "mais visceral" dos atores.

No entanto, a situação se agravou quando a atriz completou 18 anos. O diretor aproveitou sua maioridade para vender fotos dela nua nos bastidores da novela para veículos de imprensa. "Ninguém me obrigou a fazer essas fotos, mas é claro que ali eu cedi às pressões", revelou.

Taís Araújo voltou a falar de Avancini

Recentemente, a esposa de Lázaro Ramos voltou a falar sobre sua experiência em Xica da Silva ao sair em defesa da atriz Bella Campos, que foi duramente criticada por sua atuação no remake de Vale Tudoe que agora fez o público pagar a língua.

Vale Tudo
Vale Tudo
Data de lançamento 2025-03-30
Séries : Vale Tudo
Com Taís Araújo, Renato Góes, Bella Campos
Usuários
3,1
Assista agora em Globoplay

Em entrevista ao jornal O Globo, Taís destacou as semelhanças entre sua trajetória e a de Bella, ressaltando que, assim como aconteceu no início de sua carreira, a jovem atriz está dando o seu melhor: "Olho e enxergo quando comecei, menina, 16 anos, sem vasta experiência, ninguém olhava e falava:'Nasceu para isso'. Tampouco em Xica da Silva estava pronta."

Fábio Rocha/TV Globo

A atriz ainda citou o diretor de Xica da Silva: "Avancini mandava eu me mexer (o corpo) para tirar o foco do meu trabalho. Só fui saber disso hoje, e fiquei com bastante ódio dele. Quando vejo alguém jovem empenhada, comprometida e inteira, vejo um valor imenso. Tô de mãos dadas com a Bella e, como filha, estou com ela no colo”.

facebook Tweet
Links relacionados