Tudo tem um fim e Stranger Things não seria diferente. A série, cujo elenco (agora) estelar conta com nomes como Millie Bobby Brown, Noah Schnapp, Finn Wolfhard, Sadie Sink, Caleb McLaughlin e Gaten Matarazzo, será concluída na 5ª temporada, parcela que chegará às telinhas da Netflix ainda esse ano.
Os showrunners Matt e Ross Duffer planejaram um enredo delineado e com final definido desde a segunda temporada, e revelaram o motivo por trás disso: "Tudo muda à medida que caminhamos, então veremos. Eu quero que [Stranger Things] tenha uma história fechada. Não quero ser uma dessas séries que perdem o fôlego e perdem o fio da meada porque perdem o interesse. Você quer terminar no topo", afirmaram eles, em entrevista ao Deadline em 2020.
Isso é uma ótima notícia, apesar de os produtores já terem afirmado que tanto a Netflix quanto os empresários dos atores gostariam que a série tivesse continuidade. Considerando também que Stranger Things está de molho desde 2022, a declaração dos criadores não envelheceu tão bem.
Mas, afinal, por que é tão bom que Stranger Things termine na 5ª temporada? Bom, temos alguns palpites!
Para não perder a proposta original do enredo

Stranger Things começou com a proposta de apresentar um universo infantil sendo trazido ao mundo real. Do jogo D&D, vimos o caos da brincadeira se transformar em um inimigo sobrenatural que assombra toda a cidade. Com o passar das temporadas, o objetivo foi desaparecendo, as crianças cresceram mais e se interessam bem menos pelo amado RPG que ditou o tom no primeiro ano da série.
Agora, com o elenco cada vez mais maduro e a premissa original da série se afastando, Stranger Things não pode se prolongar por muito tempo. Audiência e fãs fiéis não vão deixar de existir radicalmente, independente da decisão de seguir com a atração por muitas temporadas adiante, mas se a intenção é manter a qualidade do seriado, a 5ª temporada é o momento ideal para finalizar a história.
As crianças cresceram demais

Como as crianças na vida real tendem a fazer, o jovem elenco de Stranger Things está avançando pela puberdade em ritmo acelerado. Com os atrasos nas gravações causados pela pandemia de coronavírus, os atores da série da Netflix correm o risco de parecer significativamente mais velhos do que os nativos de Hawkins que estão retratando.
Este problema começou a surgir na 3ª temporada de Stranger Things — com o elenco mais maduro e relacionamentos mais sérios —, e pode piorar na 4ª temporada, principalmente devido às filmagens que se estenderam de fevereiro de 2020 a agosto de 2021.
Quanto mais Stranger Things continuar, mais o cronograma da série ficará fora de sincronia com a realidade originalmente proposta, e a 5ª temporada pode ser a última vez que o elenco parece jovem o suficiente para desempenhar seus papéis de forma convincente. Convenhamos: ninguém quer ver Will Byers com uma barba e emprego em horário integral!
Elenco está seguindo em frente com novos projetos

Não só o grupo de amigos de Stranger Things que cresceu e amadureceu! O elenco principal da série está alçando voos e participando de diversos projetos paralelos. Com o passar dos anos, os atores têm se envolvido em outros projetos — Finn Wolfhard em Ghostbusters: Apocalipse de Gelo, David Harbour em Thunderbolts*, Millie Bobby Brown em The Electric State, Sadie Sink em Homem-Aranha 4 e por aí vai…
Então, não só a questão da idade vai piorar, mas o ímpeto dos fãs pode diminuir, à medida que outros trabalhos com os cativantes atores chegam para “roubar” o elenco que fez tanto sucesso em Stranger Things.
E, se com o passar do tempo, um deles decide sair para se envolver em outras franquias? A série da Netflix precisa terminar antes que o grupo principal fique desmembrado.