A 11ª temporada B de The Walking Dead terminou com um grande suspense, longe de Daryl (Norman Reedus), Maggie (Lauren Cohan) e outros personagens principais. O vilão, Lance Hornsby (Josh Hamilton), e seus capangas atacaram a comunidade autônoma de Oceanside.
Poucos meses depois, em fevereiro de 2023, a showrunner Angela Kang deu uma explicação tardia sobre o motivo pelo qual esse suspense nunca foi resolvido — e o que ela acha que aconteceu com os personagens.
The Walking Dead ignora completamente o drama de Oceanside no final
A comunidade de Oceanside fez parte da saga zumbi por cinco temporadas. No entanto, além de Alexandria, Hilltop, o Reino e, mais tarde, a Comunidade, a comunidade de pescadoras recebeu menos atenção.
No episódio "Atos de Deus" da 11ª temporada, Lance Hornsby e suas tropas marcham para todas as comunidades independentes, incluindo Hilltop e Alexandria. Nas cenas finais, vemos a líder de Oceanside, Rachel Ward (Avianna Mynhier), e seus companheiros algemados.

Para uma comunidade que recebeu pouca atenção recentemente, esse foco no último episódio de meio de temporada foi uma escolha interessante. Foi ainda mais decepcionante que o destino de Rachel e da igualmente conhecida face de Oceanside, Cyndie (Sydney Park), nunca foi resolvido.
Em “Faith”, Aaron (Ross Marquand), Lydia (Cassady McClincy Zhang) e companhia tropeçam nos moradores de Oceansiders, Luk e Jules (Alex Sgambati), na floresta, três episódios depois. Luk originalmente fazia parte do grupo de Magna (Nadia Hilker). Como o ator de Luk, Dan Fogler, tinha outros compromissos, ele "se estabeleceu em Oceanside" e ficou fora da história por um tempo.
Ele era um dos personagens mais queridos de The Walking Dead, mas não queria lutar para continuar na série: "Eu não conseguia ficar preso"Luk e Jules são os únicos Oceansiders cujos destinos estão resolvidos. Eles explicam que não estavam na aldeia quando ela foi atacada e, portanto, conseguiram escapar. Infelizmente, The Walking Dead não nos educa sobre o resto de Oceanside nesse momento e não menciona a comunidade novamente.

O destino de Oceanside permanece no limbo devido a "circunstâncias imprevisíveis"
Oceanside não deixou nenhum fã curioso escapar. Nos comentários de uma de suas postagens no Instagram, um telespectador perguntou a Angela Kang. E ela lhe respondeu.
Primeiro, ela explica por que Oceanside foi deixada de fora:
Originalmente escrevemos uma cena para Oceanside no final, mas tivemos que cortá-la devido a circunstâncias imprevistas. (Infelizmente, isso às vezes acontece em produções)
Kang também revela o que ela acha que aconteceu com os personagens:
"Não está confirmado que eles estejam mortos. (...) Oceanside é uma comunidade portuária e os personagens frequentemente faziam longas expedições de pesca e navegação para explorar e caçar. Acho que foi isso que Cyndie fez durante o ataque à Comunidade. Rachel liderou a luta contra o ataque."

Então podemos supor que uma grande parte de Oceanside sobreviveu. Como Angela Kang não declara oficialmente ninguém morto em Oceanside, cada um pode decidir por si mesmo qual será o final dos seus sonhos.
As 11 temporadas de The Walking Dead estão disponíveis na Netflix e Disney+.