30 anos após sua estreia original, História de Amor voltou à programação da TV Globo. Criada por Manoel Carlos, a novela – exibida entre julho de 1995 e março de 1996 no horário das 18h – começou a ser reprisada pela emissora na faixa Edição Especial a partir desta segunda-feira (10), substituindo a trama rural de Cabocla.
Dirigido por Ricardo Waddington, o folhetim conta a história de Helena (Regina Duarte), que conhece o charmoso doutor Carlos Alberto Moretti (José Mayer) por intermédio da filha, Joyce (Carla Marins), que está grávida e foi abandonada pelo pai da criança.
Carlos se encanta profundamente por Helena, mas é casado com a ciumenta e mimada Paula (Carolina Ferraz). Ainda por cima, Sheila (Lilia Cabral) sócia de Moretti na clínica, teve um relacionamento de dez anos com o doutor. Ainda apaixonada, ela não desiste de tê-lo de volta em sua vida e está disposta a qualquer coisa para alcançar seu objetivo.
Passadas três décadas desde a estreia da novela, alguns dos artistas que formaram o elenco, infelizmente, já não estão mais entre nós. A seguir, relembre os atores que fizeram parte de História de Amor e já faleceram – mas seguirão sempre vivos em nossa memória:
Eva Wilma - Zuleika
TV Globo
Com Zuleika, Eva Wilma deu vida a uma socialite falida que passava seus dias sonhando acordada com um amor que nunca vinha. A atriz, que marcou a história da teledramaturgia brasileira em folhetins como Mulheres de Areia e A Indomada, faleceu em maio de 2021, aos 87 anos, por insuficiência respiratória causada por um câncer no ovário.
Yara Cortes - Olga
TV Globo
Em História de Amor, Yara Cortes foi a avó do doutor Carlos, Olga. O folhetim foi seu último trabalho como atriz, já que Yara morreu em outubro de 2002, aos 81 anos, por insuficiência respiratória causada por um câncer de pulmão.
Cláudio Corrêa e Castro - Rômulo
TV Globo
Também conhecido por novelas como Tieta e Vale Tudo, Cláudio Corrêa e Castro faleceu em agosto de 2005, aos 77 anos, por falência múltipla de órgãos, após complicações em uma cirurgia no coração. No folhetim de Manoel Carlos, ele interpretou Rômulo, marido de Zuleika e pai de Paula (Carolina Ferraz) e Leonardo (Hugo Gross).
Marly Bueno - Rafaela
TV Globo
Intérprete da dona de casa Rafaela em História de Amor, Marly Bueno faleceu em abril de 2012, aos 78 anos, vítima de uma infecção após realizar uma cirurgia de emergência no intestino. Marly também ficou conhecida por interpretar vilãs como Marta Moreti, de Mulheres Apaixonadas, e Irmã Maria, de Páginas da Vida.
Umberto Magnani - Mauro
TV Globo
Após viver Mauro em História de Amor, Umberto Magnani ainda participaria de títulos como Laços de Família, Alma Gêmea e Velho Chico antes de nos deixar no dia do seu aniversário, em abril de 2016, aos 75 anos, vítima de um acidente vascular encefálico.
Sebastião Vasconcelos - Urbano
TV Globo
Sebastião Vasconcelos, o Urbano da novela, faleceu de choque séptico e parada cardiorrespiratória em julho de 2013, aos 86 anos. Recebendo cada vez menos papéis na TV por conta de um diagnóstico de Parkinson, o ator entrou em depressão e teve sua saúde ainda mais debilitada a partir de 2009, quando se afastou definitivamente das telas após participar da novela Os Mutantes: Caminhos do Coração, da RecordTV.
Sérgio Viotti - Gregório
TV Globo
Intérprete de Gregório, Sérgio Viotti morreu de ataque cardíaco em julho de 2009, aos 82 anos. Também conhecido por novelas como O Beijo do Vampiro e Terra Nostra, Viotti era casado com o também ator Dorival Carper.
Ilva Niño - Chica
TV Globo
Além de viver Chica na trama protagonizada por Regina Duarte, Ilva Niño também teve folhetins como O Rei do Gado, Pedra Sobre Pedra e Alma Gêmea em seu currículo na televisão. A atriz morreu em junho de 2024, aos 89 anos, depois de uma cirurgia cardíaca que acabou lhe causando falência múltipla de órgãos.
Buza Ferraz - Marcos
TV Globo
Buza Ferraz morreu em abril de 2010, aos 59 anos, vítima de uma parada cardíaca. Antes disso, o ator viveu personagens como o médico Marcos em História de Amor, Cauê em O Rebu e Ivan em Páginas da Vida.
Fábio Junqueira - Fabrício
TV Globo
Fábio Junqueira, que viveu o personagem Fabrício na novela, faleceu em novembro de 2008, aos 52 anos, vítima de edema cerebral causado por um câncer no cérebro. Seu último trabalho na TV foi como o doutor Paulo, em A Escrava Isaura, da RecordTV. Ele era pai do também ator Caio Junqueira, que faleceu em 2019 e também nos deixou cedo demais.
Maria Alves - Nazaré
TV Globo
Em História de Amor, Nazaré, uma das funcionárias de Olga, foi vivida por Maria Alves. A atriz, que passou por novelas como Xica da Silva, Selva de Pedra e Baila Comigo, faleceu em maio de 2008, aos 60 anos, vítima de câncer.
Mário Lago - Professor Medina
TV Globo
Mário Lago, intérprete do professor Medina, morreu por enfisema pulmonar em maio de 2002, aos 90 anos. Além de ter sido considerado um dos maiores atores do país, Lago também era advogado, poeta, radialista, compositor e escritor.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!