O sucesso História de Amor chega à programação da TV Globo no dia 10 fevereiro, substituindo Cabocla na faixa da Edição Especial, logo após o Jornal Hoje. A novidade foi confirmada pela própria emissora nesta segunda-feira (27), como uma forma de homenagear o autor Manoel Carlos, que escreveu mais de 15 novelas ao longo de sua carreira.
O anúncio da nova reprise da trama, exibida originalmente entre entre julho de 1995 e março de 1996, ou seja, há quase três décadas, também marcou o "retorno" da atriz Regina Duarte, que gravou uma mensagem especial, exibida durante a chamada do folhetim.
"Uma linda história de amor. Com personagens fortes, marcantes, que conquistaram o Brasil. Assim foi essa novela do meu amigo querido Manoel Carlos, que eu tive o privilégio de protagonizar. Vamos rever as paixões e as reviravoltas dessa trama que mexeu tanto com a gente", diz a veterana no VT de apresentação da novela.
Regina Duarte foi afastada da TV Globo?
Apesar de ter feito inúmeras novelas na Globo e interpretado incontáveis protagonistas, o relacionamento entre Regina Duarte e o canal dos Marinhos ficou estremecido desde que a atriz manifestou seu apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro publicamente, além de ter sido Secretária Especial de Cultura durante a gestão do ex-militar.
Como Bolsonaro atacava diretamente a emissora carioca, especula-se que isso tenha causado um descontentamento entre os diretores da Globo. Prova disso é que Regina Duarte ficou de fora do especial Tributos: Manoel Carlos, produzido e exibido pelo Globoplay.
A homenagem a Maneco contou com a participação de vários atores que se destacaram em suas tramas, exceto Regina – que apareceu apenas em trechos antigos de entrevistas.

Vale lembrar que a parceria entre Regina Duarte e Manoel Carlos é bem-sucedida. O autor, conhecido por suas protagonistas chamadas Helenas, dedicou três delas a Regina, que as interpretou em História de Amor (1995), Por Amor (1997) e Páginas da Vida (2006).
Atriz pode voltar às novelas da emissora
A reaproximação da Globo com Regina Duarte, cujo último trabalho na emissora foi há oito anos, na novela Tempo de Amar (2017), pegou muita gente de surpresa. Segundo a colunista Carla Bittencourt, do portal Leo Dias, o convite para a atriz narrar as chamadas da reprise de História de Amor seria apenas o começo da retomada da relação.
Pesquisas internas da emissora apontam que o público sente falta de atores veteranos nas telinhas. Diante disso, a alta cúpula estaria interessada em restabelecer laços com Regina Duarte e reconquistar parte dos telespectadores que se afastaram da TV aberta ou migraram para a concorrência nos últimos anos.
A própria artista revelou, em entrevista à revista Veja no ano passado, que não descartaria um retorno às telenovelas da "plim-plim", dependendo do papel:
Se você me apresentar um personagem apaixonante, pode ser que eu faça. Não fiz nada que eu não gostasse. Se eu voltaria para a TV Globo? É uma pergunta muito abstrata
Outro detalhe que fundamenta a conciliação de Duarte com a empresa são as comemorações dos 60 anos da emissora neste ano. Seria muito difícil falar da história da Globo sem destacar os sucessos da teledramaturgia nos quais a atriz participou ao longo de sua trajetória, incluindo Selva de Pedra (1972), Malu Mulher (1979), Roque Santeiro (1985) e Vale Tudo (1988), que está prestes a ganhar um remake.
Relembre a trama de História de Amor
Em História de Amor, Helena (Regina Duarte) é uma mulher batalhadora e que luta para criar a filha, Joyce (Carla Marins), dona de gênio forte. A jovem vive um relacionamento conturbado com Caio (Ângelo Paes Leme), de quem acaba engravidando precocemente. Para completar, o ex-marido de Helena e pai de Joyce, Assunção (Nuno Leal Maia), é um homem conservador e moralista, que não se conforma com a gravidez da filha.

Além dos problemas familiares, Helena se envolve em uma relação complicada com o famoso endocrinologista Carlos Alberto Moretti (José Mayer). Os dois se apaixonam, mas o problema é que Moretti é casado com a possessiva Paula (Carolina Ferraz), e ainda vive uma relação extraconjugal de mais de dez anos com Sheila (Lilia Cabral), sua sócia.
A novela ainda aborda outra questões, como câncer de mama e campanhas de prevenção e conscientização, dificuldade para engravidar e acessibilidade.
O elenco também conta com Yara Côrtes, Marly Bueno, Umberto Magnani, Claudio Lins, Maria Ribeiro, José de Abreu, Cristina Prochaska, Eva Wilma, Cláudio Corrêa e Castro, Dennis Carvalho, Mônica Carvalho, Sebastião Vasconcelos, Ana Rosa, Cláudia Mauro, Bia Nunnes, entre outros.
Os 209 capítulos de História de Amor estão disponíveis no Globoplay em seu formato original.