Parece que a gente nunca aprende, mas seguimos atentos aos mínimos detalhes quando o assunto são as produções do Marvel Studios. Após mais de 15 anos acompanhando o desenvolvimento do MCU, da era de ouro ao período em que a palavra saturação começou a se mostrar presente, ainda há muito para ser explorado quanto às adaptações da editora.
Atualmente, o estúdio passa por uma reformulação de suas propriedades, e deve introduzir importantes personagens ao emaranhado de histórias guiados pelas equipes dos X-Men e do Quarteto Fantástico. Ainda que esteja introduzindo os heróis aos pontos, já existem alguns mutantes aqui e ali nas histórias live-action. No entanto, apenas Wolverine, Fera e o Professor Xavier foram apresentados em alguma aventura pelo multiverso.
A criadora de What If… ? responde às críticas por promover a lenda negra no episódio mais polêmico da série da MarvelCom a chegada da 3ª e última temporada de What If...?, a notícia de que Tempestade faria parte da jornada animou os fãs quanto a possíveis indícios sobre os Filhos do Átomo no MCU. Parte dos capítulos finais da série, a deusa surge ao lado de um grupo de heroínas que defende o multiverso de grandes ameaças.
Agora, após o encerramento da trama, fica a dúvida: como e por que Tempestade foi incluída nesta história? Primeiramente, pode-se dizer que a variante apresentada ali tem inspiração em uma HQ em que a personagem se torna a Deusa do Trovão após se apossar do Mjölnir.
Como a animação se atenta a diferentes versões dos super-heróis, esse detalhe participa de bons momentos da trama. No entanto, embora a maioria das cenas faça jus ao que conhecemos de Tempestade, mostrando sua magnitude, sua benevolência e todo o poder ômega visto nos quadrinhos, a sua presença nos dois capítulos finais não se justifica narrativamente.
Tempestade aparece ao lado das heroínas sem nenhuma explicação sobre sua introdução à equipe e deixa a tela, com ótimas frases e batalhas, sim, mas carecendo de mais detalhes. Muitos dos fãs reclamaram sobre a introdução de um episódio dedicado ao casal Darcy e Howard, o Pato (sim, fiquei tão surpreso quanto você!), que poderia ter tomado uma história de origem da mutante na série.
Mas sejamos coerentes: além de "E se... Howard, o pato, se casasse" ter uma ótima união de elementos da Marvel de maneira bem caótica e inusitada - o que justifica bem o título da animação -, provavelmente Kevin Feige não quis se estender além de uma aparição da Tempestade.
"Poderia ter tido um episódio focado só nela, né! Meio que jogaram a coitada lá, devido a popularidade e sucesso", disse um usuário do X (Twitter) em um post sobre a produção. "What If...? pecou muito não dando um episódio próprio para a Tempestade e não mostrando mais dessa amizade [com a Peggy Carter] pra gente", disse outro.
O fato é que, ao fim de 2024, Tempestade teve duas grandes representações nas telas. Com X-Men '97 demonstrando o poder dos mutantes para os fãs - e com ótimos roteiros e uma excelente produção, diga-se de passagem -, a participação da personagem na série que se encerrou há alguns dias pode ter sido feita devido ao sucesso do revival.
Ainda assim, a poderosa personagem segue emblemática em todas as suas versões - e, depois de um gostinho um tanto frustrante, fica um desejo ainda maior pela chegada oficial dos X-Men ao MCU. As três temporadas de What If…? podem ser vistas no Disney+.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!