O final de Yellowstone marca o fim de uma era para uma série que fez história na televisão. É verdade que já existe um spin-off em andamento e que a 2ª temporada de 1923 chega em breve, mas não é a mesma coisa. O que muitos não sabem é que o criador Taylor Sheridan já nos tinha falado sobre o encerramento há quase 3 anos.
No prelúdio 1883 foi onde Sheridan introduziu um detalhe que foi esquecido pela maioria dos fãs na época. Lembremos que James Dutton assumiu então o terreno onde foi construída a fazenda Yellowstone, mas há um momento específico no último episódio que mostrou que o criador de ambas as séries tinha tudo isso em mente.
Quando o personagem interpretado por Tim McGraw na série conhece a tribo nativo-americana, um deles lhe garante que "daqui a sete gerações, meu povo se levantará e tirará isso de você novamente". Já sabemos que não houve nenhum tipo de revolta, mas a chave está na resposta de James Dutton a essa ameaça:
Em sete gerações, você poderá mantê-lo
Isso em sete gerações se cumpriu com o nascimento de Tate Dutton, filho de Kayce e Monica, e Sheridan não hesitou um segundo em relembrar aquele momento durante o último episódio de Yellowstone. Na verdade, Isabel May, a atriz que interpretou Elsa Dutton em 1883, relembra isso através de uma narração que diz o seguinte:
Há 141 anos, meu pai ouviu falar deste vale, e foi aqui que sete gerações de nós ficamos. Disseram ao meu pai que viriam buscar estas terras e ele prometeu devolvê-las. Essa promessa não foi escrita em lugar nenhum. Desapareceu com a morte do meu pai, mas de alguma forma permaneceu no espírito deste lugar
"O homem nunca acaba possuindo terras virgens. Para possuir um terreno é preciso cobri-lo com concreto, cobri-lo com prédios, preenchê-lo com casas resistentes para que as pessoas possam sentir o cheiro do jantar dos outros. Você tem que destruí-los para vendê-los. Terras não desenvolvidas, virgens, terras livres que nunca poderão ser possuídas. Alguns homens pagam muito pelo privilégio de administrá-los. Eles sofrerão e se sacrificarão para viver deles, para viver com eles. Esperamos que eles ensinem a próxima geração a fazer o mesmo. E se vacilarem, procurarão outros dispostos a cumprir a promessa".
Obviamente, tudo isso não afeta a forma como Kevin Costner deixou a série, mas deixa claro que Taylor Sheridan havia decidido anos atrás qual seria o final de Yellowstone. Alguns fãs já perceberam isso, mas agora não param de falar sobre isso.
*Conteúdo global AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.