Você sente falta de ver algum ator nas novelas atuais? No Brasil, o que não faltam são artistas sonhando com um papel em um folhetim de sucesso – e muitos até lamentam a falta de oportunidades. No entanto, com a constante renovação na teledramaturgia, novos rostos surgem, enquanto alguns veteranos acabam desaparecendo das telinhas.
Para a alegria dos fãs, uma atriz consagrada retornará às novelas em 2025, após oito anos afastada dos folhetins: Cláudia Abreu. Seu último trabalho fixo foi na inconsistente A Lei do Amor, exibida entre 2016 e 2017 no horário nobre da TV Globo.
Apesar de ser pouco lembrada pelos fãs, a produção carrega alguns marcos significativos. Foi a primeira novela das nove escrita por Maria Adelaida Amaral (em parceria com Vincent Villari). Além disso, marcou o último trabalho de José Mayer na TV, após ele ter sido acusado de assédio sexual por uma das figurinistas, encerrando sua trajetória como ator.
Cláudia Abreu ficou traumatizada após A Lei do Amor?
Embora Cláudia Abreu nunca ter reclamado publicamente sobre A Lei do Amor, foi essa a impressão que boa parte do público teve após o sumiço da atriz. Ela e Reynaldo Gianecchini eram os protagonistas do novela e seus personagens, Pedro e Helô, não conseguiram cativar os telespectadores – assim como os demais papéis, diga-se de passagem!
Há rumores de que Silivo de Abreu, então chefe de teledramaturgia da emissora, chegou a reescrever alguns capítulos na tentativa de melhorar a audiência da trama. Mas com tantas mudanças bruscas e cortes – assim como esta acontecendo com Mania de Você –, a novela perdeu o rumo, e suas histórias não chegaram a lugar algum.
Sem conseguir se conectar com o público, a trama encerrou sua exibição com uma média geral de 27 pontos de audiência – um número muito baixo para o horário nobre. Por um período, A Lei do Amor deteve o título de pior audiência de uma novela da faixa das nove horas, posto atualmente ocupado por Um Lugar ao Sol (2021).
Nem Babilônia, nem Renascer: A novela das 9 que amarga o maior fracasso de audiência deste século é outraQual é a próxima novela de Cláudia Abreu?
De acordo com Gabriel Vaquer, da Folha de S. Paulo, Cláudia Abreu aceitou o convite da TV Globo para integrar o elenco da próxima novela das sete da emissora. Com o título provisório de Dona de Mim, a trama é assinada por Rosane Svartman, de Vai Na Fé, e deve substituir Volta Por Cima, que está no ar atualmente, em abril de 2025.
Ainda segundo a coluna, a atriz fará um dos papéis principais da trama. A novela será protagonizada por Clara Moneke, que viverá Leo, uma jovem que vira babá por acaso e começa a cuidar de uma criança rica, mas que faz parte de uma família problemática. Cláudia Abreu interpretará uma personagem dessa família, onde Leo passará a trabalhar.
Dona de Mim abordará temas relacionados à desigualdade, maternidade, mães solos, saúde mental, segurança pública, violência urbana, envelhecimento e até mudanças climáticas.
Cláudia Abreu estreou na Globo em 1986 e marcou presença em diversas produções de sucesso, como Barriga de Aluguel (1990), Anos Rebeldes (1992), Celebridade (2003), Cheias de Charme (2012), entre outras. Seu último trabalho foi no streaming, com a série médica Sutura (Amazon Prime Video), onde interpreta a Dra. Adriana Mancini.