Ridley Scott nos oferece muitos filmes ao longo dos anos, e ultimamente até nos deleita com um por ano. E isso apenas como diretor, porque se incluirmos seu trabalho como produtor, a lista de projetos chega a beirar o interminável, com muitas séries de diferentes tipos e qualidades. Algumas das mais notáveis.
Apesar de o tempo já ter feito com que fique relativamente enterrada, The Terror é uma das melhores produções com o selo de Scott. Uma minissérie antológica de terror cuja 1ª temporada, protagonizada por Jared Harris, é uma das melhores obras do gênero que vimos na televisão recente.
Em 1847-8, a tripulação de uma expedição real da Marinha Real é enviada para encontrar a lendária e traiçoeira Passagem Noroeste do Ártico, mas em vez disso descobre um monstruoso predador parecido com um urso polar, um astuto e implacável horror gótico que espreita os navios em um desesperado jogo de sobrevivência. No entanto, logo fica claro que esse é apenas o começo de seus problemas.
À medida que as coisas pioram e o comportamento civilizado se desintegra em favor da sobrevivência a qualquer custo, a tripulação deve lutar simultaneamente contra os elementos, o sobrenatural e, finalmente, contra si mesma. A única aliada dos capitães em tudo isso é uma mulher inuit muda que vive marginalizada de sua tribo, mas que segue sua antiga religião animista.
A emissora AMC buscava um novo fenômeno de terror que complementasse The Walking Dead e suas dezenas de spin-offs, e se fixou no aclamado romance do gênero de mesmo nome. A produtora de Ridley, Scott Free, se envolveu no processo, recaindo sobre o roteirista David Kajganich a tarefa de desenvolvê-la.
The Terror: arrepios
O fator da sobrevivência extrema em meio ao gelo, combinado com bem manejados tons de horror sobrenatural, levam The Terror a uma categoria realmente especial. Os dez episódios desta temporada nos envolvem em uma atmosfera arrepiante em quase todos os sentidos, criando uma experiência realmente intensa.
A boa recepção da minissérie colocou a AMC na necessidade de realizar outra temporada, mas com uma história totalmente diferente e uma nova equipe criativa. Daí surgiu The Terror: Infamy, menos bem-sucedida e memorável que esta aterrorizante história no gelo que vale muito a pena resgatar.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!