Enquanto a chegada de um novo filme parece um desejo cada vez mais distante, os fãs de Star Wars têm que se contentar com a constante produção televisiva que vem sendo lançada nos últimos anos. Star Wars: Skeleton Crew é sua última tentativa no campo das séries para manter vivo o fervor pela saga de ficção científica.
Mas o que a saga realmente precisa são produções com vontade de desenvolver ideias e histórias interessantes. A única que conseguiu essa chave, e é a única da qual espero uma nova temporada a esta altura, é Andor. A prequela de Rogue One: Uma História Star Wars, protagonizada por Diego Luna, oferece a experiência mais estimulante que a franquia proporcionou em anos.
Cinco anos antes da Batalha de Yavin, narrada no filme Rogue One, seguimos Cassian Andor enquanto ele se encontra no planeta industrial de Morlana Um. Ele está lá procurando por sua irmã desaparecida, às vezes entrando nos perigosos submundos onde, um dia, confronta dois oficiais que acaba matando.
Após este incidente, Andor deve procurar um novo lugar para se esconder para que as autoridades não o prendam. Em seu processo de fuga, ele encontra um revolucionário disfarçado que lhe oferece uma saída se ele se juntar a um grupo que busca derrubar o Império Galáctico. Um novo movimento emergente conhecido como a Rebelião.
O personagem de Andor foi o escolhido entre vários que iriam continuar expandindo o universo Star Wars, que também teria seu pé firme na televisão graças ao streaming. Para desenvolvê-la, confiou-se em Tony Gilroy, que já havia ajudado a salvar o filme Rogue One no meio do projeto com reescritas e refilmagens de cenas.
Andor: espírito de rebelião
Em Andor, no entanto, pode-se apreciar sua visão completa do que deveria ser esta faceta mais terrena e política de Star Wars. Gilroy não é especialmente fã da saga, mas não precisa de conhecimento do lore para entender o espírito combativo da rebelião, e também levá-lo a extremos questionáveis.
Aqui temos um grupo lutando pela causa certa, muitas vezes caindo em tendências terroristas, mas sempre com um ânimo pela libertação das pessoas diante de um sistema burocrático, militar e econômico totalmente imperialista. Este pulso tão firme ao contá-lo faz desta a produção mais vital de Star Wars nos últimos anos.
Você pode assistir Andor no Disney+.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!