Em agosto de 1990, a novela Barriga de Aluguel, primeiro grande sucesso da carreira de Gloria Perez, estreava na tela da Globo. O enredo trouxe à tona um tema polêmico para a época: os dilemas éticos e morais envolvendo a inseminação artificial e a prática das barrigas de aluguel – um assunto até então nunca tratado de forma tão direta na TV brasileira.
Mas e se essa trama, protagonizada por Cláudia Abreu e Cássia Kis, fosse escrita nos dias de hoje? De acordo com a própria autora, ela seria bem diferente. Na última quarta-feira (27), Gloria compartilhou com seus seguidores uma imagem gerada por inteligência artificial, revelando que sua visão artística atual transformaria a história em uma ficção científica.
"Se eu fosse escrever Barriga de Aluguel de novo. seria assim, mostrando o jeito novo de viver a maternidade que logo estará disponível para as novas gerações", afirmou ela. E deixou uma reflexão: "Que novos conflitos e dramas resultarão daí??"
A ideia proposta pela novelista dividiu as opiniões dos internautas. "Gloria, o povo brasileiro não gosta de tramas futuristas. Barriga de Aluguel e O Clone [que abordava a clonagem humana] deram certo porque o conflito humano na história era muito forte em ambas; robô e inteligência artificial não dá certo aqui", disse um usuário do X/Twitter.
Outro seguidor também criticou o conceito: "Queremos aquelas novelas que só você sabe fazer: núcleo do subúrbio, estudantina, aquele romance proibido, etc." Um terceiro reforçou o apelo: "Nada de robô ou futurismo, por favor!"
Por outro lado, houve quem apoiasse a visão de Gloria Perez de sempre trazer às suas novelas histórias com temas à frente do tempo. "Muito impressionante a sua antena. Romance pela internet, barriga de aluguel...", comentou a atriz Silvia Buarque.
Próxima novela de Glória Perez
Após o aguardado remake de Vale Tudo, Glória Perez retorna ao horário nobre com uma nova novela, prevista para estrear em outubro de 2025. A autora ainda está desenvolvendo a sinopse, e o folhetim, até o momento, segue sem título definido.
No entanto, os fãs mais atentos notaram um detalhe em uma foto publicada por Glória no Instagram no dia 26 de novembro. Nela, é possível ver o título "À Flor da Pele", que, curiosamente, foi o nome oriignal de A Força do Querer (2017), mas acabou sendo descartado.
Será que esse título se encaixa em uma trama futurista ou em um novelão clássico? Ou está ali apenas por acaso?
A trama principal de Barriga de Aluguel
Pouca gente se lembra, mas Barriga de Aluguel, com sua trama tão densa e necessária, foi originalmente exibida como uma novela das 18h. A história acompanha Ana (Cássia Kis) e seu marido, Zeca (Victor Fasano), um casal perfeito, mas que não pode ter filhos. Determinados a realizar o sonho, eles decidem contratar Clara (Cláudia Abreu) para ser a barriga de aluguel.
“Horror de ser humano”: Há 9 anos, novela da Globo foi marcada por climão entre atriz e diretora - que ameaçou deixá-la na "geladeira"!A jovem, humilde, aceita a proposta com a esperança de mudar de vida, mas sua decisão gera um impacto devastador. Quando todos ao redor descobrem, sua vida vira de cabeça para baixo. Para complicar ainda mais, ela começa a se apegar ao bebê que carrega, enfrentando o sofrimento e o dilema emocional de ter que abrir mão da criança após o nascimento.
Na época, o público se dividiu em uma grande torcida, opinando sobre quem deveria ficar com a guarda da criança. No entanto, a maioria ficou ao lado de Clara, pois, naquele período, o tema era pouco discutido e prevalecia o senso comum de que mãe é aquela que gera o bebê. Se a trama fosse exibida nos dias atuais, as opiniões certamente seriam mais amplas e diversas.
Gostou de relembrar a história de Barriga de Aluguel? A boa notícia é que os 243 capítulos estão disponíveis no Globoplay, prontos para você assistir quando quiser!