Não é segredo para ninguém que a qualidade das telenovelas brasileiras é reconhecida mundialmente. Além de exportarmos vários folhetins para diferentes países, também colecionamos algumas vitórias no Emmy Internacional – a premiação que elege os melhores programas televisivos produzidos fora dos Estados Unidos.
Desde que criaram a categoria Melhor Telenovela, em 2008, 17 produções brasileiras foram indicadas, e sete delas triunfaram, fazendo o Brasil liderar o número de vitórias. As novelas premiadas foram Caminho das Índias (2009), O Astro (2011), Lado a Lado (2012), Joia Rara (2013), Império (2014), Verdades Secretas (2015) e Órfãos da Terra (2019).
Muitos atores e atrizes de prestígio participaram de mais de uma dessas novelas vencedoras do Emmy Internacional, mas apenas um ator esteve presente em mais da metade delas. Tem algum palpite sobre quem é ele?
Quem é o ator que fez mais novelas premiadas?
Se, por acaso, você mencionou o nome de Caio Blat, acertou! Ele é o artista que mais tem novelas vencedoras do Emmy Internacional no currículo. Ao todo, interpretou personagens em quatro: Caminho das Índias (Ravi Ananda), Lado a Lado (Fernando Lemos Vieira), Joia Rara (Sonan Gyatso) e Império (José Pedro Medeiros de Mendonça e Albuquerque).
Caio completou 30 anos de telenovelas em 2024 e, pelo visto, soube escolher muito bem seus trabalhos, não é mesmo? Na verdade, ele tem feito isso desde o início de sua carreira, quando estreou na primeira versão de Éramos Seis, exibida pelo SBT em 1994.
A partir daí, emendou um trabalho atrás do outro até conquistar seu primeiro protagonista em novelas: em Um Anjo Caiu do Céu (2001), obra de Antônio Calmon, ele deu vida ao atrapalhado anjo da guarda Rafael, que protegia o fotógrafo João Medeiros (Tarcísio Meira).
Em 2004, o ator se sobressaiu como Abelardo, o filho mais novo da família Sardinha, núcleo cômico da novela Da Cor do Pecado. Cinco anos depois, integrou o elenco do grande sucesso de Glória Perez, Caminho das Índias, a primeira novela da Globo a conquistar o Emmy Internacional. Já em 2012, brilhou novamente em Lado a Lado, produção que desbancou Avenida Brasil e levou a estatueta de Melhor Telenovela.
No ano seguinte, Blat estava em mais uma campeã do Emmy: Joia Rara, conhecida também como a novela mais cara da história da emissora. Ele não parou por aí e logo emendou no elenco de Império, que também saiu vitoriosa na mesma categoria em 2015. Se teve alguém com motivos para comemorar, foi ele, não é mesmo?
Rodrigo Lombardi e Paulo Betti estiveram em três novelas ganhadoras do Emmy
Enquanto Caio Blat atuou em quatro novelas vencedoras do Emmy Internacional, dois outros atores estrelaram três obras campeãs na premiação: Rodrigo Lombardi, com Caminho das Índias, o remake de O Astro e Verdades Secretas; e Paulo Betti, que esteve no elenco de Lado a Lado, Império e Órfãos da Terra.
Já Chay Suede, com apenas 13 anos de carreira, também pode se gabar um pouquinho. Além de ter feiro a primeira fase de Império, como o jovem Zé Alfredo, ele também esteve em Amor de Mãe, que, embora não tenha vencido, foi indicada em 2021. Um ótimo começo, não?