HBO aposta em House of the Dragon com espaçonaves para expandir seu maior universo de ficção científica
Júlia Barbosa
Júlia Barbosa
Criada no palco, sempre foi movida pela arte. Defensora ferrenha de Crepúsculo e Ricardo Darín, fala pelos cotovelos sobre as histórias que vemos nas telas e nos bastidores.

A franquia de ficção científica rendeu mais de 1 bilhão de dólares em bilheteria.

Depois de faturar mais de 1 bilhão de dólares globalmente com Duna e Duna: Parte 2, a Warner Bros. Discovery não perdeu tempo em investir na expansão do universo de ficção científica criado por Frank Herbert. A série Duna: A Profecia acabou de estrear no último domingo (17) e os próximos cinco episódios serão lançados semanalmente.

A série se passa séculos antes dos acontecimentos dos filmes de Denis Villeneuve e marca sua linha temporal com a mensagem “10.175 anos antes de Paul Atreides”, o messias de Timothée Chalamet. Na prequela, somos apresentados às origens dos conflitos pela Especiaria e das disputas entre as casas Atreides e Harkonnen.

"Há um ângulo novo neste universo": Duna - A Profecia segue os passos dos filmes e traz visão inédita na franquia de ficção científica (Entrevista)

Duna: A Profecia divide semelhanças com House of the Dragon

Coincidentemente, House of the Dragon segue uma estratégia similar, mas com dragões ao invés de vermes de areia. A prequela de Game of Thrones abre o primeiro episódio com a frase “400 anos antes de Daenerys Targaryen” para narrar os conflitos pelo Trono de Ferro que se desenrolam na série principal.

HBO

Prophecy é um drama político e está focado no desenvolvimento dos personagens e seus conflitos, não tanto nas batalhas e cenas de ação que vimos em Duna. Essa é uma diferença que os fãs de As Crônicas de Gelo e Fogo também sentiram nas duas primeiras temporadas do derivado sobre os Targaryen, tendo em vista que a maior parte dos episódios, até o momento, foi centrada nas maquinações que antecedem a guerra da Dança dos Dragões.

Além disso, assim como A Casa do Dragão, Duna: A Profecia também coloca a narrativa nas mãos de suas fortes personagens femininas. Ela conta a história da criação e do fortalecimento da irmandade das Bene Gesserit, uma ordem religiosa e política de mulheres “videntes da verdade” que preveem e estrategizam planos em prol da evolução do Imperium e da humanidade. Nos filmes, conhecemos algo sobre elas na figura de Lady Jessica, interpretada por Rebecca Ferguson.

Quentin Tarantino detona Duna de Denis Villeneuve e rejeita franquia de ficção científica: "Não preciso ver essa história de novo"

Já na série, somos apresentados às irmãs Valya (Emily Watson) e Tula (Olivia Williams) Harkonnen, que são líderes dentro da ordem e enxergam os dogmas estabelecidos pela Profecia de maneira diferente. De dentro da academia de formação, elas têm a missão de fortalecer a organização ao colocar uma Bene Gesserit no trono, mas uma antiga ameaça e conspirações políticas interferem nos seus planos.

A primeira temporada de Duna: Profecia está sendo lançada semanalmente aos domingos na Max.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.

facebook Tweet
Links relacionados
Back to Top