A novela é um gênero narrativo profundamente enraizado na cultura brasileira, o que fez o país ser reconhecido como um dos maiores exportadores desse tipo de produção. Tramas como Avenida Brasil, O Clone e Totalmente Demais alcançaram excelente desempenho comercial no exterior. Só Avenida Brasil, por exemplo, foi vendida para 148 países!
Apesar do sucesso dessas produções da TV Globo, o título de novela mais vendida do mundo não pertence a um folhetim brasileiro. O recorde é do México, mais especificamente do fenômeno Maria do Bairro – uma novela que, aliás, é extremamente querida pelos brasileiros.
Ao todo, a trama mexicana foi comercializada para 182 países! Vale lembrar que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece a existência de 193 nações. Ou seja, não é exagero dizer que quase o mundo inteiro assistiu à história protagonizada por Thalía – ou, mais precisamente, 94% dos países do planeta!
Produzida pelo grupo mexicano Televisa, o maior exportador de telenovelas do mundo, Maria do Bairro (María la del Barrio, no original) foi exibida pela primeira vez no Canal de las Estrellas, entre 1995 e 1996. No Brasil, a trama chegou em 1997, sendo transmitida pelo SBT, onde rapidamente conquistou o público e se tornou um sucesso instantâneo.
O impacto foi tão grande que a novela foi reprisada seis vezes pela emissora de Silvio Santos, incluindo uma reapresentação que começou ainda no mesmo ano de sua estreia. Atualmente, os fãs podem matar a saudade no Globoplay, que disponibiliza Maria do Bairro ao lado de outros clássicos mexicanos, como A Usurpadora.
Qual é a história de Maria do Bairro?
Thalía interpreta Maria Hernández Lorráz, a Maria do Bairro, uma jovem humilde e sem muita instrução que vive na periferia da Cidade do México. Aos 15 anos de idade, sua vida muda drasticamente após o falecimento da sua madrinha, com quem viveu desde a infância.
Com ajuda do padre Honório (Tito Guízar), Maria do Bairro é acolhida por Fernando de la Veja (Ricardo Blume), patriarca de uma família rica e poderosa, que assume a função de transformar a ex-catadora de lixo em uma mulher refinada.
Thalía: Por onde anda a estrela de Maria do Bairro e Marimar?Maria é desprezada por alguns integrantes da família, como a matriarca Vitória Montenegro (Irán Eory) e sua sobrinha, Soraya Montenegro (Itatí Cantoral). No entanto, a moça vive um amor correspondido com o filho do casal, Luis Fernando (Fernando Colunga), por quem Soraya também é apaixonada e nutre uma paixão obsessiva.
Disposta a tudo para conquistá-lo, Soraya não mede esforços e chega a ser capaz até de matar quem ousar cruzar o seu caminho.
A novela Maria do Bairro conta com três fases diferentes e muitas reviravoltas. Na primeira, o relacionamento dos protagonistas é cheio de idas e vindas. Na segunda, a trama se concentra na busca de Maria pelo filho que ela havia abandonado durante um momento de depressão.
Já a terceira fase marca o retorno de Soraya, que, após um acidente, é dada como morta, mas volta para se vingar de sua rival.
Maria do Bairro é um remake
Apesar do enorme sucesso, a novela mais vendida do mundo não é uma obra 100% original. Maria do Bairro é, na verdade, um remake de Os Ricos Também Choram (1979), outro clássico mexicano, que por sua vez, é baseado na telenovela venezuelana Raquel, de Inés Rodena.
Vale destacar que Maria Mercedes (1992) e Marimar (1994), ambas protagonizadas por Thalía, também são adaptações de obras de Inés Rodena. No entanto, com a nova interpretação da Televisa, essas novelas deram origem à famosa Trilogía de las Marías. As três tramas seguem a história de uma jovem humilde que ascende à alta sociedade.