Poderíamos considerar Taylor Sheridan como o equivalente masculino de Shonda Rhimes: tudo o que ele toca se transforma em ouro. Ouro televisivo, para ser mais preciso. E é que este roteirista acabou se tornando uma espécie de Rei Midas da tela pequena nos Estados Unidos, contando atualmente com numerosos sucessos.
Por exemplo, dele é uma das séries mais famosas no país norte-americano atualmente, o western Yellowstone, cujas cinco temporadas estão disponíveis na Paramount+. Com o aval de Kevin Costner como protagonista, o sucesso de Yellowstone foi tal que já propiciou duas prequelas/spin-offs: 1883 e 1923, que contam as histórias anteriores aos acontecimentos atuais da família proprietária do maior rancho dos Estados Unidos e suas lutas contra as reservas indígenas e o governo federal.
Dele também são as séries O Dono de Kingstown e Tulsa King, todas grandes sucessos da televisão e que se caracterizam por histórias muito masculinas e viris, com referências ao cinema de máfia e ao faroeste, e histórias violentas e cruas.
No entanto, em Operação Lioness, série da qual agora estreia a 2ª temporada, o par protagonista é formado por duas mulheres, Joe, uma oficial da CIA encarregada do programa antiterrorista Lioness, interpretada pela atriz Zoe Saldaña, e Laysla de Oliveira, que dá vida a Cruz Manuelos, uma Force Recon Marine e operativa novata no programa Lioness.
Mas o que é o programa Lioness? A série se inspira muito livremente no Team Lioness, criado em 2003, no qual se decidiu enviar mulheres soldado com patrulhas no Iraque, com o objetivo de evitar que os insurgentes usassem mulheres muçulmanas em tarefas de contrabando. A 1ª temporada de Lioness consistiu em oito episódios cheios de ação e tensão.
Em Lioness, Joe é a responsável máxima por uma equipe de operações especiais que trabalha junto com uma infiltrada, Cruz Manuelos, em uma organização terrorista. Esta mistura de componente humano, espionagem e ação é o que prende o espectador, principalmente os amantes deste tipo de produções.
A 2ª temporada acabou colhendo ótimas resenhas dentro da crítica profissional. Por exemplo, no Decider reconhecem que "embora ainda haja muitos tiros e ação, Sheridan entende que o elenco pode fazer muito mais do que fazer caretas e segurar uma arma"; ou no Collider que, na mesma linha, asseguram que "Sheridan e companhia conseguiram estender a narrativa da forma mais orgânica possível, oferecendo esperanças para o futuro da série". No TV Line vão além e afirmam, diretamente, que é "uma das melhores séries do ano, fantástica".
Além do par protagonista, Lioness conta com a participação estelar de Morgan Freeman e de outros atores tão célebres como Nicole Kidman ou Michael Kelly. Em suma, se você gosta de séries de ação e espionagem, Lioness pode ser sua nova série favorita. E se você não viu a 1ª temporada, não tem problema: no Paramount+ você a tem completa, junto com os outros trabalhos de Taylor Sheridan.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!