Quando é para ser, a fama chega até você, e muitas vezes das formas mais inesperadas. Foi o que aconteceu com um dos atores mais queridos da série The Office em sua versão americana que, sem esperar e muito menos desejar, tornou-se a imagem promocional de diversos itens e produtos ao redor do mundo.
B.J. Novak, o ator que interpretou Ryan Howard na famosa sitcom, viu seu rosto estampado em uma enxurrada de produtos. Mas isso não se deve a um contrato milionário de publicidade ou a uma campanha de marketing particularmente bem orquestrada, mas sim a um erro inesperado: uma foto de banco de imagens.
Essa imagem apareceu em produtos que vão desde caixas de perfume na Suécia até pintura facial no Uruguai e, embora o ator tenha encarado o fato com muito humor, a situação oferece uma visão fascinante do mundo das fotos de banco de imagens e das imagens protegidas por direitos autorais.
Da iStock para o mundo
A história aparentemente começou quando alguém carregou uma imagem de B.J. Novak em um site de banco de imagens. Bancos de imagens oferecem fotos genéricas que empresas de todos os tipos podem usar para ilustrar seus produtos ou sites. Uma vez no catálogo do site, a foto de Novak tornou-se acessível a qualquer empresa no mundo que precise da imagem de um “homem comum”.
Como ator conhecido, o rosto de Novak tem uma qualidade comum e familiar que se presta a retratar um “homem comum”. Porém, o que é peculiar neste caso é a popularidade dessa imagem, que tem sido utilizada para divulgar e ilustrar embalagens de capas de chuva em Los Angeles e até de ferramentas mecânicas no mercado chinês.
Também chama a atenção que a maioria dos produtos está relacionada a promoção de itens de higiene pessoal masculina, por isso não é incomum vê-lo “modelando” barbeadores ou aparadores de barba e bigode graças aos seus pelos faciais casuais.
Para Novak, isso tem sido motivo de riso e espanto. Em entrevistas, o ator comentou que acha tudo isso divertido e surreal. Embora pudesse ter tomado medidas legais pelo uso não autorizado de sua imagem, ele preferiu não fazê-lo, aproveitando a piada acidental de ser “o rosto de qualquer coisa em qualquer lugar, porque estava se divertindo demais para fazer algo a respeito”.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!