Desde o episódio piloto (já instantaneamente clássico) até sua chocante conclusão, passando pelos memoráveis episódios do Dia de Ação de Graças, o inesquecível pedido de casamento de Chandler (Matthew Perry) para Monica (Courteney Cox) e os inúmeros flertes entre Ross (David Schwimmer) e Rachel (Jennifer Aniston), Friends é uma das séries mais ricas de todos os tempos em termos de sequências lendárias.
De 1994 a 2004, ou seja, durante uma década inteira, a lendária sitcom criada por Marta Kauffman e David Crane fez toda uma geração de telespectadores rir alto e às vezes até chorar. Porém, entre os 236 episódios de Friends, há certos capítulos que são ainda mais marcantes que outros.
Friends faz 30 anos e este é o melhor episódio segundo os fãs da série; já assistiu?Um final de temporada de tirar o fôlego
Os últimos minutos da quarta temporada do programa, por exemplo, literalmente tiraram o fôlego de milhões de telespectadores em todo o mundo.
Com exceção de Phoebe (Lisa Kudrow) (que ficou em casa para descansar, estando no final da gravidez), os amigos do Central Perk saíram excepcionalmente de seus apartamentos em Nova York para irem a Londres celebrar o casamento de Ross e de Emily (Helen Baxendale)?!
Sim! Depois de sua paixão inesquecível por Rachel, do famoso “romance” e do relacionamento tempestuoso que se seguiu, o paleontólogo realmente escolheu seguir em frente e se casar com sua atual namorada, uma londrina que conheceu no trabalho.
O erro fatídico
A data do casamento se aproxima e Rachel, que ainda esconde fortes sentimentos por Ross e que inicialmente encontrou uma desculpa para não estar na festa, finalmente decide fazer a viagem. Depois de ver Emily e Ross juntos, e por amizade com este último, ela opta por não intervir e simplesmente comparece à cerimônia, com um sorriso triste no canto dos lábios e o coração partido.
Os dois futuros noivos trocam então os votos e repetem solenemente as fórmulas consagradas depois do padre. “Eu, Emily, aceito você, Ross, para se tornar meu legítimo marido na alegria e na tristeza até que a morte nos separe”, exclama a jovem primeiro.
Mas quando chega a vez de Ross, sua língua se bifurca, e não é o nome de Emily que sai de seus lábios:
"Eu, Ross, aceito você, Rachel..."
O silêncio que se segue é ensurdecedor. Cada um dos convidados - Rachel primeiro - abafa uma reação de surpresa. E até Phoebe, que acompanha a cerimônia por telefone, fica pasma. O deslize mais revelador da história da televisão (também inspirado num erro real de David Schwimmer) não deixa espaço para a menor ambiguidade.
Os sentimentos de Ross por Rachel ainda são muito fortes e literalmente ignoraram seu cérebro para falar por ele. Quanto a saber quais as consequências que esse enorme erro terá no curso dos acontecimentos - e isto é provavelmente o que há de mais cruel em toda esta história - os telespectadores teriam de esperar cerca de quatro meses para saber.
Este personagem de Friends foi interpretado por 4 atores diferentes - e um deles ficou muito famoso graças a outra série de sucesso!Porque, sim, os segundos fatídicos durante os quais Ross faz sua declaração são os últimos da quarta temporada de Friends!
Friends está disponível no Max, dentre outras séries novas para maratonar.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!